A Diocese de São Raimundo Nonato celebrou, de 22 a 31 de agosto, as festividades do seu padroeiro. Com o tema “Vocação: graça e missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33), o festejo reuniu todas as noites milhares de devotos que lotaram a praça comendador Piauilino, no Centro da cidade, para festejar o santo, considerado um dos mais populares do catolicismo.

O administrador apostólico e bispo emérito de São Raimundo Nonato, dom Eduardo Zielski, presidiu todo o novenário, e, em cada noite, refletiu sobre uma vocação específica. De acordo com o bispo, o festejo de 2023 foi um grande retiro espiritual e vocacional: “A vocação deve ser sempre sinônimo de serviço. Servir aos outros, servir à comunidade. Assim, estaremos servindo ao Senhor. Ele escolhe e capacita os seus escolhidos para levar a diante o projeto de salvação, de construção do reino de Deus”, disse.

Dom Eduardo exaltou as virtudes de São Raimundo Nonato e destacou que ele é modelo de santidade. O bispo também convidou cada devoto a vivenciar as vocações na Igreja pela oração, Palavra e Eucaristia: “Temos um padroeiro que carrega na mão o ostensório, portanto é santo eucarístico. Não abandonemos a Eucaristia. É através dela que nossos corações continuarão aquecidos para não esmorecer os serviços evangelizadores ao qual fomos chamados”, falou.

Ainda no novenário, dom Eduardo reforçou que o discernimento, o autoconhecimento e as renúncias cotidianas são fundamentais para a vivência das vocações na Igreja e na sociedade: “Deixemo-nos ser conduzidos pelo Espírito Santo nesta caminhada. Uma vida marcada pela ação do Espírito vai nos levar a um processo de autoconhecimento, de renúncias e consciência individual, capazes de nos fazer compreender o propósito que Deus tem para nós. É através deste propósito que nos tornamos colaboradores do reino”, finalizou.

O pároco da catedral, padre Alaercio, agradeceu a presença de todos e afirmou que as festividades do padroeiro irão ajudar os devotos a vivenciar, com mais entusiasmo, as vocações: “Foi uma festa linda, repleta de bênçãos. Agradeço o empenho da comunidade e tenho a convicção de que as meditações e as reflexões feitas pelo nosso bispo irão colaborar com o serviço de cada padre, de cada religiosa, de cada leigo, porque ele conseguiu, com suas palavras oportunas, tocas os nossos corações”, afirmou.
