No dia 1º de maio, a Diocese de Bom Jesus do Gurgueia celebrou a criação de uma nova paróquia, a Paróquia de São José, localizada no bairro Aeroporto, em Bom Jesus-PI. Dom Marcos Tavoni presidiu a missa no local, inaugurando a paróquia e dando posse ao padre Arestides Medeiros.

O pe. Arestides Medeiros será o primeiro vigário da paróquia recém-criada, que foi desmembrada da Paróquia do Menino Jesus de Praga. Na ocasião, ele recebeu de forma simbólica as chaves da igreja e do sacrário.

Para o bispo diocesano de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Tavoni, a criação da nova paróquia foi motivada por uma necessidade pastoral em razão do crescimento populacional da região:

 

“Diante do crescimento populacional, dos desafios pastorais, sobretudo, no campo da evangelização e da missão, foi pensada e apresentada a necessidade da criação de mais uma paróquia, desmembrada da Paróquia do Menino Jesus de Praga. Tenho a convicção de que esta nova porção do povo de Deus vai cumprir com a sua grande missão: promover o fortalecimento da fé, o atendimento sacramental e espiritual e o anúncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.”

Também houve a instalação da Paróquia de São José Operário, em Cocal de Telha-PI, pelo bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis. A matriz de São José Operário pertencia à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Capitão de Campos, da qual foi desmembrada. A paróquia recém criada ficará sob a administração do Pe. Benedito Inácio.

“Sem dúvidas, a criação de uma paróquia enche de alegria todos os moradores de Cocal de Telha, mas também toda a igreja diocesana de Campo Maior. É uma grande oportunidade e privilégio, em meu episcopado, elevar a terceira área pastoral à condição de paróquia.” disse Dom Francisco.