As Dioceses irmãs de Bom Jesus do Gurgueia-PI e Franca-SP, atendendo a convocação do Papa Francisco para a vivência  de um Mês Missionário Extraordinário (MME), que traz como tema: Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo, realizaram neste final de semana 26 e 27 de outubro em Bom Jesus-PI, grande momento de formação.

Após a vivência do Mês Missionário Extraordinário, que aconteceu em todas as Paróquias da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, com novenas, vigílias e visitas missionárias, os paroquianos, membros de pastorais e movimentos juntamente com seus padres, peregrinaram à se da Diocese em Bom Jesus-PI, para participarem de um belo momento de formação que teve como assessores, padres, diáconos e leigos da nossa Diocese irmã de Franca-SP.

O evento aconteceu dentro de um espírito de acolhida e solidariedade, onde famílias católicas de Bom Jesus abriram suas casas para acolher os participantes, assim, tornando possível a realização do mesmo.

A programação deste encontro de Formação dentro do Mês Extraordinário Missionário aconteceu na Cidade de Bom Jesus onde cada paróquia enviou seus paroquianos nas suas diversas funções Pastorais para participarem das seguintes oficinas: Liturgia com 95 participantes, Dízimo com 70 participantes e Administração Paroquial com 50 participantes.

As oficinas foram assessoradas por padres e diáconos da Diocese de Franca-SP, aos quais agradecemos pelo espírito missionário que os trouxeram a nossa Diocese. A eles: Padre Diego Carlos Gonçalves, Padre Valdomiro José de Souza, Diácono Danilo Juscelino da Silva, Diácono Fabiano Rosa de Oliveira, Diácono Jaysson França Alves e Diácono Luiz Ricardo Tertuliano, nossa eterna gratidão. Eles estão voltando animados já desejosos da Missão do próximo ano.

Na manhã do Domingo (27) com Celebração Eucarística presidida por Dom Marcos Tavoni e concelebrada por padres e diáconos das duas dioceses irmãs, com a participação de religiosas e do povo de Deus, aconteceu o encerramento do Mês Missionário Extraordinário, em clima de festa, mas com o sentimento da missão que cada batizado e batizada, são enviados por Deus para tornar cada vez mais o Evangelho conhecido e vivido em todas as comunidades.

Nosso bispo Dom Marcos falou sobre a urgência de formar-se para bem servir nas diversas esferas da Comunidades. A necessidade de dar um sim com humildade e simplicidade na certeza de que toda a ação missionária provém do primeiro chamado e este chamado é Deus quem faz.

Os agradecimentos finais foram direcionados ao Bispo, aos padres da Diocese que coordenaram o encontro padre Jefferson, Padre Nonato, padre Jose Valdo, padre Jose Dino, Padre Jucélio, Padre Jucilei, Padre José Alves e Padre Marcio Reis. As equipes de leigos que contribuíram com as equipes de logística, ornamentação, Música, Alimentação e Hospedagem. Ao João filho que fez a cobertura do evento. A secretaria de Educação que cedeu o espaço, e a Direção do Colégio Franklin Doria. Que Deus abençoe a todos.

 

 

(PASCOM – BOM JESUS-PI)

Fotos: João Filho.

Veja Também