Dom Edivalter Andrade tomou posse como 7º bispo na linha de sucessão apostólica da Diocese de Parnaíba, neste sábado (02), em celebração na catedral Nossa Senhora Mãe da Divina Graça. A diocese esteve vacante desde o dia 04 de janeiro de 2023, depois que o Papa Francisco nomeou Dom Juarez Marques Sousa da Silva arcebispo metropolitano de Teresina. Para o governo pastoral da diocese, o colégio de consultores elegeu o padre Edimar Silva de Lima administrador diocesano de Parnaíba.

Multidão acolhe Dom Edivalter Andrade na cidade de Piripiri, primeira cidade da diocese visitada pelo bispo neste sábado. (Foto Ryan Andrade)
Multidão acolhe Dom Edivalter Andrade na cidade de Piripiri, primeira cidade da diocese visitada pelo bispo neste sábado. (Foto: Ryan Andrade)

A cerimônia contou com a participação de toda a comunidade, do clero diocesano, religiosos e religiosas, seminaristas e autoridades públicas municipais e estaduais. Antes da posse, Dom Edivalter esteve em algumas paróquias da diocese durante o seu deslocamento de Campo Maior até Parnaíba. Ele visitou as cidades de Piripiri, Brasileira, Piracuruca e Buriti dos Lopes, onde foi acolhido com muito entusiasmo pelos paroquianos.

Em cada cidade onde passava, Dom Edivalter recebia a acolhida, homenagens e manifestações de afeto e de carinho da população.
Em cada cidade onde passava, Dom Edivalter recebia a acolhida, homenagens e manifestações de afeto e de carinho da população. (Foto: Ryan Andrade)

Marcaram presença o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques; os bispos de Campo Maior, Dom Francisco de Assis; de Oeiras, Dom Edilson Soares; de Picos, Dom Plínio Luz; de São Raimundo Nonato, Dom Ronilton Souza; de Bom Jesus, Dom Marcos Tavoni; o arcebispo emérito de Teresina, Dom Jacinto Furtado e os bispos eméritos de Parnaíba, Dom Alfredo Schaffler e de São Raimundo Nonato, Dom Eduardo Zielski.

Durante o seu deslocamento para Parnaíba, diversas comunidades também receberam uma rápida visita de Dom Edivalter. População aguardava com expectativa a passagem do seu novo pastor.
Durante o seu deslocamento para Parnaíba, diversas comunidades também receberam uma rápida visita de Dom Edivalter. População aguardava com expectativa a passagem do seu novo pastor. (Foto: Ryan Andrade)

Seguindo o tradicional rito da Igreja, Dom Edivalter foi recebido pelo administrador diocesano, beijou o crucifixo e aspergiu a si mesmo e aos presentes com água benta. Em seguida ele adentrou à catedral onde fez orações diante do Santíssimo Sacramento e colocou flores no local onde está sepultado Dom Joaquim Rufino do Rêgo, que foi bispo de Parnaíba por 15 anos, entre 1986 e 2001.

Dom Edivalter é recebido com muita alegria e animação na Paróquia de São Sebastião em Parnaíba.
Dom Edivalter é recebido com muita alegria e animação na Paróquia de São Sebastião em Parnaíba. (Foto: Ryan Andrade)

O rito de posse foi presidido pelo arcebispo metropolitano de Teresina Dom Juarez Marques Sousa da Silva. A celebração foi marcada, ainda, por alguns momentos significativos como a apresentação das Letras Apostólicas através da leitura, pelo chanceler, da bula papal de nomeação do novo bispo, a entrega do báculo pelo metropolita e a saudação de todo o clero diocesano, em sinal de obediência e respeito ao seu novo pastor.

Celebração solene com o rito da posse na catedral Nossa Senhora Mãe da Divina Graça em Parnaíba. Todos os bispos do Regional participaram.
Celebração solene com o rito da posse na catedral Nossa Senhora Mãe da Divina Graça em Parnaíba. Todos os bispos do Regional participaram. (Foto: Ryan Andrade)

Em sua homilia, Dom Edivalter reafirmou que a proximidade será a marca do seu episcopado: “A nossa missão é ser para a Igreja e para o mundo sacramento da proximidade. A bula de nomeação lembra da solicitude que devemos ter para com o pastor, mas lembra a mim o dever de ser próximo. Proximidade que requer de nós, ministros ordenados, compaixão, ternura e complacência. Gestos solidários que dão solidez à pessoa do sacerdote e que dão verdadeiro sentido pastoral e missionário à nossa vocação”, destacou.

Dom Edivalter Andrade durante sua homilia já como bispo diocesano de Parnaíba.
Dom Edivalter Andrade durante sua homilia já como bispo diocesano de Parnaíba. (Foto: Ryan Andrade)

Dom Edivalter mencionou as iniciativas sociais da Igreja Particular de Parnaíba, conhecida pela sua diversidade de projetos e campanhas que se dedicam a cuidar das pessoas, sobretudo, dos mais necessitados e empobrecidos: “Todas essas iniciativas deverão contar com o nosso apoio porque são ações que têm por objetivo proporcionar, à luz do Evangelho, a dignidade e a transformação das realidades. Exorto a todos que continuemos irmanados nesta missão, seguindo o exemplo e o legado daqueles que me precederam na fé e nos serviços a esta Igreja e seu rebanho”, falou.

Dom Edivalter Andrade fala aos paroquianos de Nossa Senhora dos Remédios, durante passagem pelo município de Buriti dos Lopes.
Dom Edivalter Andrade fala aos paroquianos de Nossa Senhora dos Remédios, durante passagem pelo município de Buriti dos Lopes. (Foto: Ryan Andrade)

O padre Edimar Silva de Lima, que foi o administrador diocesano por 7 meses, falou da alegria que a posse de Dom Edivalter representa a parcela do povo de Deus que está em Parnaíba: “Nosso coração se encheu de alegria desde o momento em que o Papa Francisco nomeou Dom Edivalter nosso 7º bispo diocesano. Desde aquele dia esta Igreja se encheu de expectativa e de entusiasmo. Somos uma diocese de profunda vivência na fé, de um grande acolhimento e queremos caminhar com o nosso pastor, para que ele seja essa presença de Cristo no meio de nós e nos conduza com muita sabedoria e humildade”, disse.

Dom Edivalter Andrade foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo de Parnaíba no dia 08 de novembro de 2023. Ele nasceu no dia 17 de abril de 1962, em Barra de São Francisco-ES, Diocese de São Mateus. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 8 de outubro de 1989 e em março de 2017 é nomeado bispo de Floriano, onde esteve por 7 anos.