Tomou posse, neste sábado, dia 30 de setembro, o bispo de São Raimundo Nonato, dom Ronilton Souza de Araújo SCJ. O novo bispo desembarcou no Aeroporto Internacional Serra da Capivara, na última quinta-feira (28), onde era aguardado por autoridades públicas e eclesiásticas e a população em geral. Em seguida, dom Ronilton percorreu em carro aberto algumas ruas e visitou as três paróquias da cidade. Ele estava acompanhado do bispo emérito, dom Eduardo Zielski, que governou a diocese por 7 anos.

Momento em que dom Ronilton desembarca no Aeroporto Serra da Capivara. (Foto Ryan Andrade)
Momento em que dom Ronilton desembarca no Aeroporto Serra da Capivara. (Foto: Ryan Andrade)

A celebração de posse canônica contou com a participação dos arcebispos de Teresina-PI e Palmas-TO, dom Juarez Marques Sousa da Silva e dom Pedro Brito Guimarães, respectivamente; dos bispos eméritos de Teresina e Parnaíba, dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho e dom Alfredo Schaffler, respectivamente; dos bispos de Imperatriz-MA, dom Vilsom Basso; de Diamantino-MT, dom Vital Chitolina; de Campo Maior, dom Francisco de Assis; de Oeiras, dom Edilson Soares Nobre; de Picos, dom Plínio Luz; de Bom Jesus do Gurgueia, dom Marcos Tavoni; de Floriano, dom Edivalter Andrade e o administrador diocesano de Parnaíba, padre Edimar Silva de Lima.

Bispos presentes na posse canônica de dom Ronilton Souza de Araújo.
Bispos presentes na posse canônica de dom Ronilton Souza de Araújo. (Foto: Ryan Andrade)

Estiveram presentes também o clero da Diocese de São Raimundo, representações de congregações religiosas, coordenadores de pastorais, movimentos, grupos e serviços, seminaristas e todo o povo de Deus. Representando o poder público estava a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, e a secretária de Relações Sociais do Governo do Piauí, Núbia Lopes, que estava representando o governador Rafael Fonteles. Marcaram presença ainda prefeitos de municípios do Território Serra da Capivara e outras lideranças.

Imagem registrada por drone da catedral de São Raimundo Nonato durante a celebração de posse canônica de dom Ronilton. (Foto Pablo Santos)
Imagem registrada por drone da catedral de São Raimundo Nonato durante a celebração de posse canônica de dom Ronilton. (Foto: Pablo Santos)

“Inicia-se um novo caminho nesta diocese e em nosso Regional Nordeste 4. Esta Igreja possui uma belíssima trajetória de evangelização e traz as marcas e o carisma da Ordem Mercedária no Brasil sob a benção de Nossa Senhora das Mercês e de São Raimundo Nonato, nosso padroeiro. Hoje, abre-se uma nova página na história desta amada diocese. Nosso sincero agradecimento a dom Eduardo pela sua dedicação e pelo seu cuidado com o povo de Deus aqui presente”, disse o arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques.

Arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva.
Arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva. (Foto: Ryan Andrade)

No início de sua homilia, dom Ronilton agradeceu a dom Eduardo Zielski pela condução do governo pastoral da diocese nos últimos 7 anos: “Minha gratidão ao nosso bispo emérito e, até o presente momento, administrador apostólico pelo zelo pastoral e empenho com que desenvolveu seu ministério de pastor, pai e guia do querido e amado povo de Deus presente em São Raimundo Nonato. Não terei receio de consultá-lo quando necessário”, disse.

Dom Ronilton Souza de Araújo SCJ.
Dom Ronilton Souza de Araújo SCJ. (Foto: Ryan Andrade)

Dom Ronilton destacou que a Palavra de Deus, o coração de Jesus e a sinodalidade serão as lâmpadas que irão iluminar e nortear a condução do seu ministério episcopal: “Tenho um coração que quer escutar, aprender e anunciar. Assumo com humildade e disponibilidade o serviço pastoral como 5º bispo desta diocese. Acreditando no reino de Deus como dom e serviço, somos chamados e provocados a participar da instauração do seu reino nesta Igreja particular”, disse.

O bispo emérito de São Raimundo Nonato, dom Eduardo Zielski, e a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro.
O bispo emérito de São Raimundo Nonato, dom Eduardo Zielski, e a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro. (Foto: Ryan Andrade)

Finalizando, o bispo fez uma prece em favor da vida, depois que o Supremo Tribunal Federal liberou para julgamento a ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação no país: “Nestes tempos sombrios e de insegurança, não tenhamos medo de ser luzes para iluminar as mentes dos nossos parlamentares, juízes e governantes. A luz da vida sobrepõe a escuridão da morte. A luz da esperança afugente para longe as trevas dos medos e da desesperança. A luz da justiça e da honestidade seja mais forte que a escuridão da corrupção e da violência. Neste dia 08 de outubro, dia do nascituro digamos sim à vida e não ao aborto”, pediu.