A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram no domingo de Páscoa, 12 de abril deste ano, a campanha “É Tempo de Cuidar”, uma ação solidária emergencial que que integra e estimula a realização em todo território nacional de iniciativas de apoio material, emocional e religioso aos afetados pelo avanço do Coronavírus no país.

Segundo o bispo de Roraima, dom Mário Antônio da Silva, segundo vice-presidente da CNBB e também presidente da Cáritas Brasileira, trata-se de uma iniciativa para que toda a Igreja e cada um de nós ampliemos, neste tempo de pandemia, a solidariedade. O bispo explicou que esta ação solidária é um prolongamento e ampliação da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema, extraído da parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 33-34), é :”Viu, sentiu Compaixão e Cuidou dele”.

Dom Mário Antônio, bispo de Roraima, vice-presidente da CNBB e presidente da Cáritas Brasileira. Foto: Portal A12

Dom Mário explica que as ações, já em curso em nossas dioceses, paróquias e comunidades, são incentivadas pela ação emergencial. O foco do trabalho, reforçou, são inciativas voltadas para responder às necessidades das famílias brasileiras, especialmente as que vivem em moradias precárias, das pessoas em situação de rua, dos migrantes e refugiados. “A campanha quer prestar um serviço de auxílio material, emocional e humano e espiritual ao povo brasileiro que está sofrendo os impactos do avanço do Coronavírus”, disse em referência às três dimensões da campanha.

“A ação solidária emergencial une os corações para que possamos cuidar da vida e amar o próximo. Cuidemo-nos, cuidemos uns dos outros, cuidemos dos mais necessitados”, disse. A Caridade, lembrou dom Mário, é um dos quatro pilares das Diretrizes Gerais da Ação da Igreja no Brasil (2019-2023). Veja abaixo, algumas experiências realizadas na Igreja no Brasil em cada um dos três eixos (materiais, emocionais e religiosos):

Cuidados materi