Em 2024, o Grito dos Excluídos e Excluídas celebra 30 anos, reafirmando seu papel como uma das principais manifestações sociais e religiosas do Brasil. Com o tema “Vida em Primeiro Lugar”, o evento deste ano carrega a força de sua história e aborda questões contemporâneas urgentes. O Grito busca amplificar as vozes dos mais vulneráveis e marginalizados, promovendo a vida em todas as suas formas.

Representantes de pastorais, movimentos, partidos e sindicatos participam de reunião para organizar o Grito dos Excluídos em Teresina.
Representantes de pastorais, movimentos, partidos e sindicatos participam de reunião para organizar o Grito dos Excluídos em Teresina. (Foto: CEBs)

O espaço de denúncia das desigualdades sociais históricas no país reúne dezenas de movimentos sociais e pastorais católicas. Para celebrar a ocasião, a organização da atividade prepara uma mobilização massiva em várias regiões do país no dia 7 de setembro deste ano, sob o mote “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”. No Piauí, o Grito dos Excluídos acontecerá em Teresina, Picos e Floriano.

Cartaz 30º Grito dos Excluídos
Cartaz 30º Grito dos Excluídos

Audiência Pública em Picos

Em Picos, a programação iniciou na manhã desta quinta-feira (05 de agosto), com uma missa na igreja do Sagrado Coração de Jesus, celebrada pelo bispo de Picos e referencial para as Pastorais Sociais no Regional Nordeste 4, dom Plínio José Luz da Silva. Em seguida, houve uma caminhada pelas ruas da cidade, finalizando com uma audiência pública na Câmara Municipal de Picos.

Ação Social em Floriano

Em Floriano, o ato acontecerá nesta sexta-feira (06) com ação social promovida pela Diocese de Floriano, na praça da catedral de São Pedro de Alcântara, onde serão disponibilizados os seguintes serviços: verificação de pressão e glicemia, acompanhamento nutricional, venda de hortaliças produzidas pela Cáritas Diocesana, corte de cabelo para pessoas em situação de vulnerabilidade e vendas de artesanato. A programação em Floriano encerra com a celebração da santa missa pelo bispo, dom Júlio César Souza de Jesus, na catedral, às 19h.

Dom Plínio José Luz da Silva, bispo de Picos e referencial para as Pastorais Socias participa de caminhada, durante o 30º Grito dos Excluídos em Picos. (Foto: Diocese de Picos)
Dom Plínio José Luz da Silva, bispo de Picos e referencial para as Pastorais Socias participa de caminhada, durante o 30º Grito dos Excluídos em Picos. (Foto: Diocese de Picos)

Manifestação em Teresina

Na capital, a 30ª edição do Grito dos Excluídos acontecerá no próximo sábado, dia 07 de setembro. Representantes de pastorais e serviços da Igreja, movimentos sociais e populares, centrais sindicais, partidos políticos, entidades estudantis e toda a sociedade civil farão ato público marcado para às 7h da manhã, debaixo da ponte Juscelino Kubitschek. Também fez parte da programação do Grito dos Excluídos na capital o Seminário Reencantar a Política que aconteceu no Centro Pastoral Paulo VI.