Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

No dia 21 de outubro de 2017, a Igreja de Sant’Ana de Canto do Buriti (PI), Diocese de São Raimundo Nonato, teve seu Templo dedicado, numa grande celebração presidida pelo Bispo diocesano, Dom Eduardo Zielski, contando com a presença e concelebração de diversos sacerdotes, originário da cidade, do clero da Diocese de São Raimundo Nonato e de dioceses vizinhas. Religiosas, fiéis leigos e leigas participaram com ardor e devoção do Rito da Dedicação da Igreja.

RITO DA DEDICAÇÃO

O Rito de Dedicação é uma celebração antiga, dar-se o nome de “igreja” ao edifício no qual a comunidade cristã se reúne, a fim de ouvir a palavra de Deus, rezar em comum, frequentar os sacramentos, celebrar a Eucaristia. Por ser um edifício visível, esta casa, aparece como sinal peculiar da Igreja peregrina na terra, e imagem da Igreja habitante nos céus.

Durante a homilia, Dom Eduardo Zielski destacou a importância do templo e da presença viva do povo de Canto do Buriti nas celebrações da comunidade. Animou seu rebanho para o serviço e para a participação nas atividades pastorais da Paróquia. Destacou a missão dos padres, religiosas e leigos que pela cidade passaram semeando a palavra de Deus e celebrando a Eucaristia. Agradeceu o zelo e a dedicação do Pe. Vespasiano de Carvalho Rosa em administrar os ofícios na Paróquia e acompanhar aquela porção do povo de Deus da Diocese de São Raimundo Nonato.

Após a homilia, seguiu o rito solene da dedicação com depósito sob o altar da Igreja Matriz de Sant’Ana os fragmentos dos ossos da Santa Italiana Maria Goretti, virgem e mártir. Também o altar do templo foi ungido, incensada toda a Igreja e o seu povo reunido.

Nas paredes foram fixadas 12 cruzes de ferro, e 12 luminárias, símbolos que recorda a memória que celebram e os sacramentos ali ministrados, bem como os 12 discípulos e missionários de Jesus, que se colocaram e se colocam a caminho, em estado permanente de missão.

Por sua morte e ressurreição, Cristo tornou-se o verdadeiro e perfeito templo da Nova Aliança e reuniu o seu povo adquirido. É Cristo nossa pedra angular, amigo fiel – Senhor Ressuscitado.

Após o rito especial da dedicação, seguiu se com a Liturgia Eucarística.
Ao fim da Missa, a alegria dos fiéis foi sentida nos abraços e sorrisos festivos. A celebração da dedicação da Igreja, marcou o encerramento do ano jubilar da comunidade que comemora 70 anos da instalação da Paróquia Sant’Ana em 1947 pelo Servo de Deus Dom Inocêncio Lopez Santamaria.

Confira as fotos da Dedicação da Igreja Matriz de Sant’Ana em Canto do Buriti

Informações repassadas por Carlos Alberto a ASCOM Regional Nordeste 4 

Fotos: Jerusa Barbosa