Milhares de fiéis católicos marcharam pelas ruas de Manágua, na Nicarágua, em solidariedade e defesa da Igreja e dos Bispos da Conferência Episcopal do país pelos ataques sofridos pela repressão governamental e dos grupos paramilitares.

Arcebispo de Manágua e presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua, cardeal Leopoldo José Brenes. Foto: AFP or licensors

A Agência ACI Digital trouxe um agradecimento do arcebispo de Manágua e presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN), cardeal Leopoldo José Brenes, as pessoas que participaram na manifestação. A mensagem publicada na página do Facebook da Arquidiocese de Manágua, dom Leopoldo diz: “aos leigos da nossa Igreja Católica, aos nossos fiéis, assim como muitos membros de outras igrejas irmãs que se uniram a esta peregrinação, assim como a outros organismos, homens e mulheres de boa vontade que se uniram a fim de apoiar a gestão de serviço que a Conferência Episcopal está realizando”.

“Sem dúvida, todos os bispos da Nicarágua assumimos este pedido da Presidência de participar como mediadores e testemunhas; e fazemos isto com uma atitude de serviço. Nós oferecemos um serviço, mas não buscamos ser reis, nem presidente, nem ministros, nem nada disso, mas apenas servidores”, explicou.

Foto: Jorge Mejía Peralta e Javier Ruiz

“Queremos agradecer a todos estes irmãos que se manifestaram aqui em Manágua e em outras dioceses, mas pedimos especialmente suas orações pois isto nos fortalece”, concluiu.

Festa do Padroeiro, com esperança

31 de julho é a Festa de São Domingo de Gusmão, Padroeiro de Manágua. Serão realizadas duas peregrinações: uma nesta quarta-feira, 1º de agosto e outra no dia 10, além de outras atividades durante esses dias. Em entrevista a agência SIR, o cardeal Leopoldo Brenes disse que tem pedido que as celebrações tenham um sentido exclusivamente religioso.

“Deve prevalecer a atmosfera de oração e de recolhimento, fé e paz, para que seja uma oferta para todas as famílias nicaraguenses que estão passando por este momento difícil de crise”. O lema deste ano será “Com São Domingo de Gusmão peregrinamos com esperança”.