Uma missa, a ser realizada amanhã, 8 de junho, às 9h, na Casa Bom Samaritano, em Brasília-DF, um espaço que acolhe migrantes venezuelanos, inaugura a Semana Nacional de Mobilização da segunda etapa da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar” na Igreja o Brasil. A celebração será presidida pelo bispo-auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado. O sinal de transmissão será gerado pela Rede Vida e contará com retransmissão de TVs de inspiração católica do Brasil. A celebração também será transmitida pelas redes sociais da CNBB e das entidades parceiras.

Acompanhe a missa no link a seguir:

 

Semana Nacional de Mobilização acontece de 8 a 12 de junho com a realização de ações solidárias nas dioceses, organismos e pastorais da Igreja no Brasil. A doação de alimentos será estimulada como gesto concreto, para responder ao foco da segunda fase da ação solidária de combate à fome. Celebrações, live e a organização, em diversos pontos do Brasil, de “drive thrus” (Pontos de entrega) são as ações a serem realizadas na semana.

As organizações parceiras (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cáritas Brasileira, Conferência dos Religiosos do Brasil, Movimento de Educação de Base e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil) realizam também amanhã, dia 8 de junho, às 19h, uma live sobre a Semana Nacional de Mobilização da Ação Emergencial Solidária ‘É Tempo de Cuidar”. Acompanhe a live no link abaixo:

Acesse a live aqui neste link:

Em sua segunda fase, a Ação Emergencial se coloca numa atitude solidária aos irmãos e irmãs, brasileiras e brasileiros, que se encontram em situação de insegurança alimentar. O gesto concreto é o foco na arrecadação de alimentos em função do agravamento da situação da fome no Brasil com o retorno do país ao Mapa da Fome da ONU e também com as consequências da segunda onda da Covid-19 sobre a população, como o desemprego.

A live, a ser animada pelo coordenador nacional da Pastoral da Comunicação, Marcus Tulius, buscará apresentar as razões da importância da realização de uma segunda etapa da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”.

O momento, a ser transmitido pelas redes sociais da CNBB e das organizações parceiras, contará com vídeos produzidos pelo cantor popular na Igreja no Brasil, Zé Vicente. Regionais da CNBB ajudarão a compor um painel com os “Sinais de Esperança”. O Centro-Oeste, por exemplo, apresentará a questão do alimento e a proteção à Covid-19, o Sudeste abordará o tema da população de rua e as periferias. O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, apresentará os resultados da Ação Emergencial É Tempo de Cuidar em seu primeiro ano: 2020.

Dia de Cuidar, 12 de junho

Também serão apresentadas as orientações para o Dia de Cuidar, dia 12 de junho, quando serão realizados  “drive thrus” para coleta de alimentos e o incentivo para que sejam procuradas as paróquias e dioceses brasileiras.

Em Brasília (DF), na paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa senhora das Mercês, será organizado um ponto de entrega de alimentos, de domingo a domingo, das 7h às 18h. É o caso também da Rádio Bom Jesus FM 98.1, da diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), que fará, no dia 12 de junho, uma ação de “drive thru” em frente à sua sede. Na Bahia também, em Santa Maria da Vitória, será realizado dia 11 de junho, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, doações das 9h às 18h, na Matriz Nossa Senhora das Vitórias.

Segundo a Cáritas Brasileira, organização que coordena a sistematização dos dados, desde o início da segunda fase, no dia 11 de abril, domingo da Misericórdia, a Ação já arrecadou 1 tonelada e meia de itens alimentícios, R$ 140.000,00, 252 mil alimentos para consumo (marmitas), 117 mil kits de higiene pessoal, 115 mil equipamentos de proteção individual e 53 mil unidades de roupas e calçados. A atualização dos números pode ser acompanhada aqui na Plataforma de registro das ações.

Programação da Semana de Mobilização

8 de Junho – Abertura
9h – Santa Missa na Casa Bom Samaritano – Brasília (DF), presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado
Geração de Sinal: Rede Vida e transmissão pelas TVs de inspiração católica do Brasil
19h00 – Live nas redes sociais das entidades parceiras

12 junho – Dia de Cuidar – dia especial de doações em todo o país
6h45 – Santa Missa no Santuário Bom Jesus da Lapa (BA), presidida pelo bispo dom João Santos Cardoso
Ações locais de arrecadação em drive thrus organizado por comunidades e paróquias católicas
Geração de sinal: TV Aparecida e retransmitido pelas tvs de inspiração católica

Acesse, a seguir, o link da transmissão da Missa no Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA):

Tags: