Notícias da Diocese

Novenário de São Pedro tem alteração na Arquidiocese de Teresina

Obedecendo os Decretos Estadual e Municipal acerca das medidas preventivas contra a pandemia da COVID-19, as orientações da CNBB e da própria Arquidiocese de Teresina, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, responsável pela realização da Festa de São Pedro há 66 anos, comunicou sobre o cancelamento das atividades religiosas com participação de grande público, incluindo a tradicional procissão fluvial no Rio Poti.

“Vivemos tempos difíceis e de grande instabilidade em todos os setores da sociedade. Tal decisão final é fruto da preocupação desta Paróquia com o bem comum, responsabilidade social e preservação da vida, segurança e saúde de todos, bens inalienáveis dos quais nunca abriremos mão”, declara o padre Francisco da Chagas Martins, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O novenário em honra a São Pedro Apóstolo e Pescador (atividade exclusivamente religiosa e de responsabilidade da Igreja) acontece de 20 a 29 de junho na igreja da Comunidade Nossa Senhora do Amparo, bairro Poti Velho (Forania Norte) e nessa edição, os fiéis devem participar de forma online através das mídias sociais da paróquia.

“A única equipe que deverá estar presente para a realização do novenário será composta de oito (08) participantes, sendo: membros da Pastoral da Comunicação (Pascom), Equipe de Cantos e Celebrações, pároco e apoio, mantendo o distanciamento recomendado pela OMS, assim como utilização de EPI’s (luvas, máscaras, dentre outros). Vale ressaltar que não realizaremos procissão terrestre e fluvial e não compactuaremos com quaisquer atos que promovam aglomerações”, acrescenta o padre.

Tradicional procissão fluvial suspensa em 2020 (imagem: CidadeVerde)
Tradicional procissão fluvial suspensa em 2020 (Imagem: CidadeVerde)

Em nota, a paróquia diz querealizar  o 66º Novenário em honra a São Pedro Apóstolo e Pescador é reconhecer que o bairro Poti Velho preserva a identidade para as gerações futuras, mantendo viva a fé dos devotos e, neste ano incomum, oportunizar às famílias estarem em casa acompanhando a celebração diária.

São Pedro Apóstolo e Pescador

São Pedro (1a.C-67) foi apóstolo de Cristo e fundador da Igreja Cristã em Roma, sendo considerado pela Igreja Católica como o primeiro papa da santa Igreja.

Nascido na Galileia, filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão. Os três trabalhavam como pescadores na região da Galileia quando, por indicação de João Batista, foi levado por seu irmão André, para conhecer Jesus Cristo.

Segundo as sagradas escrituras, no primeiro encontro Jesus o chamou de Kepha, que em aramaico significava pedra, e traduzido para o grego significa Petros, determinando ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros pregadores da fé cristã pelo mundo.

são-pedro-imagem

A Arquidiocese de Teresina conta com duas grandes paróquias em honra a São Pedro Apóstolo. Uma na Forania Sul I, localizada no bairro de mesmo nome e outra em São Pedro do Piauí, localizada a 110 km de Teresina.

Na Paróquia de São Pedro Apóstolo, bairro São Pedro, será realizado o tríduo de São Pedro Apóstolo, com início dia 26 de junho e transmissão pelas redes sociais da paróquia (Facebook e Instagram).

Tríduo SP

A Paróquia São Pedro (no município de São Pedro) realiza os festejos também na forma online com transmissão através do Youtube e Instagram da paróquia. Conduzido pelo pároco, padre Carvalho, os festejos tiveram início dia 19 de junho e seguem até dia 29.

Sao Pedro do Piauí

Compartilhe isso:

Tags

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Doação

BANCO DO BRASIL

AGENCIA: 3285

CONTA: 89624-1

Newsletter

Parceiros