Notícias da Diocese

Orientações da Arquidiocese de Teresina para celebração de Corpus Christi

Na próxima quinta-feira, 11 de junho, a Igreja Católica celebra a solenidade de Corpus Christi. Apesar do feriado civil ter sido antecipado em Teresina, a Arquidiocese de Teresina mantém a celebração nessa data.

O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, explica que após duas reuniões virtuais, uma com os bispos das 8 dioceses do Piauí e outra com o Conselho Presbiteral da Arquidiocese, foram definidas algumas orientações sobre a celebração de Corpus Christi, assim como as missas aos domingos:

1 – A Arquidiocese se mantém alinhada às orientações das autoridades sanitárias e civis;
2 – Não haverá carreata, procissão ou qualquer outra atividade externa;
3 – Aconselha-se aumentar o número de celebrações eucarísticas nas igrejas no dia santo e aos domingos;
4 – Deve-se promover a adoração ao Santíssimo Sacramento;
5 – Um tríduo eucarístico pode preceder a solenidade de Corpus Christi, aprofundando o mistério da fé.

O Arcebispo confirma que a decisão da Igreja continua alinhada às orientações das autoridades sanitárias e civis. Segundo ele, as paróquias, diaconias e áreas pastorais não devem promover procissões, carreatas ou qualquer outra atividade externa no dia santo do Corpo e Sangue de Cristo. “Tudo deve acontecer no interior dos templos, evitando aglomeração”, reforça.

Dom Jacinto aconselha que o clero promova um aumento no número de celebrações eucarísticas no dia santo e aos domingos, com dupla finalidade: “possibilitar, conforme o tamanho da igreja, a participação de fiéis, observadas as recomendações de higiene do ambiente, distanciamento das pessoas e uso de máscaras e de álcool em gel”, explica o Arcebispo.

Ele esclarece que é necessário proporcionar aos fiéis, a quem não é possível participar de forma presencial, acompanhar a celebração pelas redes sociais, podendo, oportunamente, receber a eucaristia sob a espécie do pão.

Na sequência, Dom Jacinto afirma ser muito oportuno promover a adoração do Santíssimo Sacramento afim de que, em casa, os fiéis possam se unir na adoração a Jesus. “Que estas adorações constem de leituras bíblicas, momentos de silêncio, cantos de louvor e podem ser concluídas com a bênção, realizadas sempre por um ministro ordenado”, orienta.

Ele sugere ainda que um tríduo eucarístico possa preceder a solenidade de Corpus Christi, aprofundando o mistério eucarístico nas suas diferentes dimensões: Ceia do Senhor, Memorial do Sacrifício da Cruz, Sinal da unidade da Igreja e Adoração fora da missa.

“Exorto aos queridos irmãos e irmãs da nossa Arquidiocese de Teresina a celebrar bem esse dia, já que a Eucaristia é o tesouro da Igreja e a fonte de todas as graças. Mais um pouco de paciência e com a graça de Deus, em breve, voltaremos à normalidade”, finalizou.

O Tríduo Eucarístico conduzido por Dom Jacinto inicia nessa segunda-feira (08) às 17:30 com transmissão pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Confira o vídeo na íntegra:Video Player

Fonte: http://arquidiocesedeteresina.org.br/

Tags

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Doação

BANCO DO BRASIL

AGENCIA: 3285

CONTA: 89624-1

Newsletter

Parceiros