Diante da grave ameaça à saúde de todos, a Diocese de São Raimundo Nonato, movida pelo sentimento de corresponsabilidade e de compromisso com a vida e bem estar de todas as pessoas, une-se a todos num esforço coletivo para a contenção do Coronavirus, colaborando assim, com as autoridades governamentais e sanitárias.
Neste sentido apresentamos as seguintes orientações:
- Ficarão suspensas, a partir do dia 18 de março até 04 de abril, em todas as instâncias eclesiais, paróquias, áreas pastorais e centros catequéticos, eventos que favoreçam aglomeração de pessoas; tais como: assembleias, vias sacras, procissões, encontros quaresmais, encontros catequéticos, etc.
- As Santas Missas devem ser celebradas em todos os horários, conforme a programação paroquial, observando os decretos das autoridades estatais, de no máximo 50 pessoas em ambientes fechados, e de no máximo 100 pessoas, em ambientes abertos.
- Sejam as Santas Missas transmitidas pelas redes sociais, conforme a possibilidade, bem como acompanhadas pelos fiéis através da televisão e rádio. Neste casa quem acompanha a Santa Missa neste modo cumpre o dever católico de “guardar domingos e fastas de guarda”.
- Quanto a confissões, não haverá as Mutirões de Confissões nas paróquias. Em caso de urgente necessidade, os sacerdotes devem atender as pessoas com devidas precauções. (máscara);
- As atividades da Catequese sejam suspensas durante esses quinze (15) dias.
- Está suspenso a 1ª etapa do Curso do Catecismo da Igreja Católica, planejado para 03-05 de abril, posteriormente marcaremos outra data.
- As Igrejas disponham de meios para a higienização das mãos, como álcool em gel e que os ambientes sejam sempre bem higienizados, tais como as maçanetas das portas, corrimãos, bancos, etc.
- Recomendamos que durante esses dias, intensifiquemos as nossas orações ao Deus de toda consolação e misericórdia que nos livre da pandemia do Coronavirus.
- Pedimos também que sejam observadas as orientações do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária, colaborando assim com as autoridades.
Confiemos o nosso destino ao Deus Pai misericordioso, como também à proteção materna de Nossa Senhora da Saúde e de São José, esposo de Maria e o protetor da família, para que nos livre deste e de todos os males.
São Raimundo Nonato, 18 de março de 2020
Dom Eduardo Zielski
Bispo de São Raimundo Nonato