Uma caravana com 19 padres da Diocese de São Raimundo Nonato participou da ordenação episcopal do monsenhor Ronilton Souza de Araújo SCJ, neste sábado, dia 26 de agosto. A celebração, que foi presidida pelo bispo de Imperatriz, dom Vilson Basso, aconteceu na paróquia de São Francisco de Assis, em Ituiutaba-MG.

Parte do Clero da Diocese de São Raimundo Nonato presente na ordenação episcopal de mons. Ronilton Souza de Araújo. (Foto: Diocese de Ituiutaba)
Parte do Clero da Diocese de São Raimundo Nonato presente na ordenação episcopal de mons. Ronilton Souza de Araújo.(Foto: Diocese de Ituiutaba)

Além de padres, viajaram também uma representação de diáconos, religiosas e leigos e leigas de diversos grupos, movimentos e serviços da Diocese de São Raimundo Nonato. O chanceler da Cúria Diocesana, padre Edilson dos Santos Lopes partilhou suas impressões sobre o momento e suas expectativas em torno do ministério episcopal de dom Ronilton:

“Fomos muito bem acolhidos, desde o momento em que chegamos e participamos da celebração belíssima na qual monsenhor Ronilton recebeu o 3º grau do sacramento da Ordem. Percebemos uma grande alegria, entusiasmo e grande desejo de fazer um bom trabalho missionário na nossa igreja particular. De modo que não temos dúvida de que, todos nós, ficamos maravilhados com tudo isso e cheios de esperança e confiança que ele será um pastor segundo o Coração de Cristo e um bom pastor para nossa diocese”, disse.

(Foto: Diocese de Ituiutaba)
(Foto: Diocese de Ituiutaba)

Padre Edilson também justificou a ausência do bispo emérito e administrador apostólico de São Raimundo Nonato, dom Eduardo Zielski: “Devido a compromissos pastorais, dom Eduardo não pôde participar. A ordenação de mons. Ronilton coincidiu com as festividades do padroeiro e ele está celebrando o novenário. Mas não podemos deixar de mencionar seu empenho pastoral durante todo esse tempo na condução da diocese”, destacou.

(Foto: Diocese de Ituiutaba)
(Foto: Diocese de Ituiutaba)

Participaram da ordenação os padres Gercílio (paróquia São Lourenço de São Lourenço do Piauí), Leonísio (paróquia de São João Batista de São João do Piauí), Antonio (paróquia Santa Teresinha de São Raimundo Nonato), Adailton (paróquia São João Batista de Anísio de Abreu), Vespasiano (paróquia Santana de Canto do Buriti), Carlindo (paróquia Santa Rita de Nova Santa Rita), Ernane (paróquia Nossa Senhora dos Anjos de Lagoa do Barro do Piauí), Erasmo (paróquia Nossa Senhora de Fátima de Dirceu Arcoverde), Cláudio e Francisco Barroso (ambos da paróquia de São Sebastião em São João do Piauí), Valdir (paróquia São Braz de São Braz do Piauí e paróquia Senhor do Bonfim em Bonfim do Piauí), Ronivon (paróquia Bom Jesus dos Aflitos de Caracol), Francisco Santos (paróquia Divino Espírito Santo de Ribeira do Piauí), Amadeus (paróquias de Santa Teresinha de Várzea Branca e Nossa Senhora do Carmo em Fartura do Piauí), Marcos (paróquia Nossa Senhora do Carmo em Fartura do Piauí), Salvador (paróquia Bom Jesus em Pedro Laurentino), Vitamiro (paróquia Santo Antonio em Guaribas), Francisco Borges (paróquia Santo Expedito em Canto do Buriti) e padre Edilson Lopes (paróquia São João Batista em Pajeú do Piauí).

Dom Ronilton Souza de Araújo toma posse como 5º bispo de São Raimundo Nonato no dia 30 de setembro, ás 18h, na catedral diocesana.