A Pastoral Carcerária atua diretamente dentro das limitações dos presídios em Teresina. Com a missão de desenvolver um trabalho com desafios, que inclui oração, formação e visitas aos locais de reclusão duas vezes por semana (quinta-feira e domingo), ainda promove as celebrações eucarísticas dentro das penitenciárias.

Durante este período de isolamento social, as ações da Pastoral Carcerária nos presídios estão suspensas. O diácono Paulo Weidson, coordenador arquidiocesano da Pastoral Carcerária, afirma que o momento é de rezar pelo próximo, de casa. “A nossa missão nesses dias é ficar em casa rezando pelos nossos irmãos e irmãs que estão privados de liberdade. Não temos ações nos cárceres por conta do decreto da secretaria de justiça que impede o acesso tanto de familiares como dos religiosos, então nós continuamos a nossa missão rezando de casa mesmo”, afirma.

Atendendo a uma solicitação da Diretora de Humanização da Secretaria de Justiça, Dra. Dinah Carvalho, a pastoral está arrecadando doações de materiais de higiene pessoal para a penitenciária Irmão Guido. “Estamos pedindo a algumas pessoas, dentro de suas possibilidades, que doem algum produto de higiene como sabonete, creme dental, desodorantes em creme, etc. Desde já, quem puder colaborar conosco, a pastoral agradece”, reforça o diácono Paulo.

Ele ressalta ainda que neste momento é necessário ser solidário. “Nosso olhar precisa ser um olhar de Cristo. Não importa a situação que a pessoa se encontre, se é no cárcere, se é preso dentro de casa, não importa a sua situação. Nós temos que ser solidários em qualquer momento, em qualquer lugar. Nós que somos cristãos, que somos igreja, é necessário urgentemente assumir essa missão de se doar ao próximo”, pontua.

As doações podem ser entregues na portaria do Centro Pastoral Paulo VI, sede da Cúria Metropolitana de Teresina.