Notícias da Igreja

QUARTA LIVE DAS JORNADAS DE TEOLOGIA PASTORAL CNBB/PUC-RIO REFLETIRÁ SOBRE A PALAVRA DE DEUS NO ATUAL CONTEXTO E NA PÓS PANDEMIA

O que o texto bíblico tem a dizer neste tempo de luta contra o novo coronavírus e que luz traz para o pós-pandemia será a temática da quarta Live das Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio, na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro, às 15h. Nesta edição, serão painelistas a irmã Izabel Patuzzo, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bisços do Brasil (CNBB), que vai abordar o tema tema “Reconstruir a esperança à luz das Escrituras” e a doutora Alessandra Viegas que falará sobre “Cuidando de si: a eficácia da leitura e da meditação bíblicas em tempos de pandemia”.

Irmã Izabel fará sua reflexão sobre o texto do Apocalipse. “O tema que irei tratar propõe, primeiramente, uma reflexão teológica cristã fundamentada na Literatura Apocalíptica, que interpretará os flagelos que atingiram as comunidades Cristãs dos primeiros séculos, não como um castigo divino, mas como resultado de más ações. “Olhar para os flagelos em chave apocalíptica foi uma forma de resistir e de reconstruir as esperanças dos discípulos de Jesus Cristo em tempos de grande sofrimento. A Literatura Apocalíptica é aquela que vê profundamente, conhece o sofrimento e procura apontar caminhos de superação”, afirmou a religiosa.

A temática da doutora Alessandra será o livro do Deuteronômio e outros textos do Antigo Testamento. “Vamos conversar um pouco sobre a eficácia da leitura e da meditação bíblicas em tempos de pandemia. Como estamos no mês da Bíblia, a nossa conversa é para que possamos perceber como é importante ter em nossa mente e em nosso coração a Palavra de Deus, que é poderosa para nos trazer conforto, direção e paz nos momentos de dor, dificuldade e crise”, contou a pesquisadora.

O evento é gratuito e será transmitido, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB e do Departamento de Teologia da PUC-Rio: @cnbbnacional e @teologiapucrio. Para quem deseja receber certificado de participação, recomenda-se a inscrição prévia. O certificado será enviado para e-mail informado no formulário digital. Para se inscrever, acesse aqui: inscrição

Os encontros das Jornadas de Teologia Pastoral CNBB/PUC-Rio tiveram início no mês de junho e acontecerão até o mês de dezembro, com uma Live a cada mês. Especialistas e pesquisadores estão abordando temas que permitem projetar um olhar crítico, mas positivo, sobre o atual contexto social e eclesial. Desafios à vida e à vivência cristã, impactos eclesiológicos, experiência sacramental-litúrgica, espiritualidades, práticas pastorais, fé e cultura digital, animação bíblica da pastoral, catequese, dor e sofrimento, serão alguns dos temas apresentados ao longo das jornadas, que irão acontecer, em cada última sexta-feira do mês, a partir das 15h.

Tags

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Doação

BANCO DO BRASIL

AGENCIA: 3285

CONTA: 89624-1

Newsletter

Parceiros