Em função do avanço do novo Corona vírus, em sintonia com as orientações do Ministério da Saúde e seguindo as recomendações da CNBB, a Arquidiocese de Teresina está orientando padres e diáconos sobre cuidados que devem ser tomados durante a liturgia das celebrações eucarísticas em prevenção ao COVID-19.

Entre as orientações da Igreja, está o pedido para que seja evitado o abraço da paz; o Pai Nosso deve ser rezado sem contato com as mãos de outros fiéis e, no momento da comunhão, a hóstia deve ser entregue na mão do fiel, e não diretamente na boca.

Embora o Piauí não registre nenhum caso confirmado do novo vírus, o momento é de prevenção para que uma possível crise de saúde não seja instalada, uma vez que a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia mundial.

Segundo o Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina, não é momento para pânico, mas é necessário cautela. “Vamos fazer a nossa parte e prevenir, preservar nossa população, principalmente os idosos, a camada mais vulnerável a esse novo vírus”, acrescenta padre Tony.

Além da prática litúrgica na missa, a Arquidiocese reforça ainda que os fiéis devem e seguir as recomendações das autoridades sanitárias, entre elas: Higienizar as mãos com muita frequência, utilizar lenço descartável para higiene nasal; proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; evitar tocar no nariz ou boca, após o contato com superfícies; manter os ambientes bem ventilados, repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Aos fiéis que desejarem evitar participar das celebrações eucarísticas de forma presencial, seguem opções e horários de transmissões de missas de forma virtual:

Horários da Santa Missa pela Internet em paróquias da Arquidiocese:

-Paróquia São José Operário (Vila Operária) – Na terça-feira, dia de novena solene à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com início às 5h e encerramento às 20h45.

Aos domingos na missa das 8h ou 17h, seguindo orientação do pároco, e em solenidades de padroeiros , dependendo do calendário da paróquia. Transmissão pelo Facebook e Youtube da paróquia.

-Nossa Senhora da Vitória (Planalto Uruguai), todos os domingos às 07 horas e às 19 horas, com transmissão pelo Facebook da paróquia.

-Paróquia Cristo Rei (Cristo Rei)- Transmissão via Facebook e Instagram da missa dominical às 17 horas.

-Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Demerval Lobão)- Em fase experimental, está transmitindo o festejo de São José, todos os dias 19:30h, através do Instagram.

-Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz (Vila da Paz), transmite missas dominicais nos horários das 7h da Manhã e às 17h, incluindo também as celebrações festivas das Comunidades.

-Paróquia Cristo Libertador (Renascença I)  transmissão via Facebook das missas dominicais às 7h00 e às 19h30, Missa da misericórdia todo primeiro sábado de cada mês, missa de Nossa Senhora de Fátima todo dia 13 ao meio dia.

-Paróquia São Francisco de Assis (Cidade Nova) transmissão pelo Facebook da Missa dominical às 18h, incluindo também as celebrações festivas das Comunidades.

-Paróquia São Paulo (Bom Jesus)- Transmite a missa dominical via Instagram às 19 horas.


Horários da Santa Missa pelas TVs abertas e fechadas:

-TV Meio Norte (Piauí)

Domingo: Às 6h

-Tv Assembleia (Piauí)

Todos os dias às 6 horas

TV Globo (nacional)

Domingo: 6h30

TV Brasil (NET 531)

Domingo: 8h

Pai Eterno (NET 691)

Domingo: 10h

REDE VIDA (NET 693)

Domingo: 17h30

Sábado: 6h55, 9h, 15h, 17h30

Canção Nova (NET 194)

Domingo: 15h00

De Segunda-feira às sexta: 07h00,

Sábado: 07h00

TV Aparecida (NET 695)

Domingo, às 8h e às 18h.

Segunda a sexta-feira às 9h.

Sábado, às 9h e às 18h.

fonte :

Recomendações da Arquidiocese de Teresina para evitar COVID19