Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Regional Nordeste IV da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) está realizando a fase diocesana da escuta entre paróquias e comunidades em preparação ao Sínodos dos bispos, convocado pelo Papa Francisco, previsto para acontecer em 2023, cujo tema é “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

O Papa Francisco tem reiterado que o “caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do Terceiro Milênio”.  Embora o encontro de conclusão do Sínodo esteja previsto apenas para 2023, as dinâmicas já vêm sendo realizadas pelas Igrejas Particulares de todo o mundo, desde outubro de 2021.

A Diocese de Campo Maior, por exemplo, vem trabalhando o processo sinodal através da distribuição de folders informativos e de questionários com o objetivo de consultar as diversas pastorais, grupos, serviços e movimentos.

Para o bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, a fase diocesana da escuta irá contribuir com uma Igreja cada vez mais missionária e evangelizadora:

“Desejamos construir um caminho a ser percorrido pela Igreja, através de uma consulta ao povo de Deus, para identificar forças e oportunidades, fraquezas e desafios. O momento atual exige de nós discernimento, por isso, é importante a participação de todos. Isso nos possibilitará atualizar as estruturas, o funcionamento e as ações da Igreja nos tempos atuais e vivenciar um novo ardor missionário.”, destacou.

 

FOLDER – SINODO

QUESTÕES PARA OS GRUPOS SEGUNDO AS TEMÁTICAS (1)