Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

 

A partir desta segunda-feira, 22 de fevereiro, até o próximo dia 25, o Clero da nossa diocese estará reunido em retiro anual de presbíteros, na Casa São João XXIII, em Floriano. Orientará o retiro, o bispo Dom Edivalter Andrade.

O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo.

Para fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral. É uma experiência de renovação para que os ministros ordenados, sejam semelhantes ao Bom Pastor que era acolhedor, tinha cuidado especial para com os pobres, os doentes e não excluía ninguém (cf. CNBB, Comunidade de comunidades, uma nova paróquia. Estudos da CNBB – 104, p. 24).
Os presbíteros são chamados a estarem atentos às necessidades dos mais pobres, comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos e os promotores da cultura da solidariedade (Estudos da CNBB – 104, n. 176). Um presbítero segundo o coração de Cristo é servo de todos. Assim, o padre será sempre um dom para a comunidade à qual serve…e cada vez mais, aquele que se coloca como o Mestre e lava os pés dos discípulos para dar o exemplo (Estudos da CNBB – 104, n. 177).

Desejamos que o retiro anual seja uma experiência de renovação do ministério, de ação de graças pelo chamado do Senhor que nos fez participantes de seu sacerdócio. Convidamos a todos os fiéis católicos que rezem pelos padres e pelo bispo nestes dias, que a oração seja na intenção de que todos os padres acolham bem as pessoas, exerçam sua paternidade espiritual sem distinções, renovem sua espiritualidade para ajudar tantos irmãos e irmãs que buscam a paróquia (Estudos da CNBB – 104, n. 177). Que estes desejos se realizem para todos os padres de nossa Igreja Particular da Diocese de Floriano.

Núcleo Diocesano da PASCOM