Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Regional Nordeste IV da CNBB, constituído por oito dioceses, abrangendo todo o território do Piauí, a cada três anos realiza a Romaria da Terra e da Água no Piauí. Um momento especial de encontro com o Deus da Vida e com os irmãos e irmãs de norte a sul do estado para rezar e refletir as questões que envolvem o Cuidado com nossa Casa Comum. Para sediar a próxima Romaria foi escolhida a diocese de Parnaíba.
Como símbolo dessa Romaria, a Cruz Peregrina passará por todas as Dioceses do Regional e, pela nossa Diocese peregrinará durante todo o mês de fevereiro.

O primeiro regional a receber a Cruz peregrina foi o regional São Pedro de Alcântara no dia de ontem (01/02) com a Celebração Eucarística presidida por Dom Edivalter Andrade e com a presença de Dom Eduardo Zielski.
Na ocasião a pregação feita por Dom Eduardo levou os fiéis à reflexão acerca do sinal que todo cristão carrega: a cruz, sinal inerente da vida dos batizados. “Diante da cruz devemos nos perguntar: Que Jesus espera de nós? No Evangelho de João existe uma comparação entre as videiras e os ramos – “Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós.” Jo 15, 4-17 – e para permanecer em Jesus precisamos O aceitar, O receber, precisamos ser enxertados como ramos na videira. Precisamos permanecer com Cristo, não somente com o Cristo glorioso, mas sobretudo com o mesmo Cristo que nos indica o caminho da Cruz. Cristo precisa ser aceito, tanto na alegria quanto nos momentos de sofrimento, nisso consiste a fé.” exortou Dom Eduardo.
Dom Eduardo finalizou sua pregação dizendo que: “A cruz nos interroga sobre o amor e a fé. Devemos deixar-nos interrogar por ela.”

Acompanhe a programação da peregrinação da Cruz da Romaria da Terra e da Água do Piauí em sua paróquia, não percar!

Texto e fotos: Ir. Maria Paula-Núcleo Diocesano da PASCOM