Secretários Executivos dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participam em Porto Velho (RO) do encontro que reúne os articuladores da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. O evento que acontece desde a noite de segunda-feira, 16,  e vai até próxima sexta-feira, 20, tem por objetivo gerar comunhão e estudar o trabalho de evangelização a serviço dos regionais e das dioceses em todo o país.

Foto: Regional Noroeste

O encontro é acolhido pelo Regional Noroeste que é composto pelas dioceses de Cruzeiro do Sul (AC), Guajará-Mirim (RO), Humaitá (AM), Ji-Paraná (RO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Labrea (AM). Padre Deusmar Jesus da Silva, subscretário adjunto de Pastoral na CNBB, participou do encontro.

Para o arcebispo de Porto Velho, dom Roque Paloschi, o encontro dos secretários executivos é uma oportunidade de apresentar as realidades, alegrias e esperanças desta Igreja com rosto amazônico. “Espero que esse encontro nos ajude a compreender melhor a dimensão da Igreja que vive da Comunhão. Somos chamados a servir, defender e promover uma Igreja evangelizadora, comprometida também com o zelo de toda a criação”, declarou o arcebispo.

Bispo de Guajará-Mirim e secretário do Regional Noroeste da CNBB, dom Benedito Araújo disse que o encontro estava sendo muito aguardado pelo regional.  “É a primeira vez que nós enquanto regional estamos acolhendo um encontro desta magnitude. Esse momento acaba sendo enriquecedor tanto para a Igreja anfitriã, como para aqueles que nos visitam, sobre tudo nessa dinâmica de troca de experiências de conhecimento de novas realidades e novos desafios”, relatou.

Dom Benedito Araújo disse ainda que “a união dessa pluralidade de pensamentos de Igreja e ações missionárias é edificante, sobre tudo num momento tão especial que é esse envolvimento de todos nós com a preocupação de bem responder a proposta do papa Francisco no que diz respeito ao Sínodo da Amazônia”.

Dentro da programação, além de partilhas das realidades das dioceses do Regional, haverá, ao longo da semana, visitas agroecológicas à comunidade Candeias de Jamari, na Aldeia Indígena Urbano, Vila Princesa (lixão) e visita à usina hidrelétrica Santo Antônio.

Por Franklin Machado – Sul 4