Realizou-se na manhã deste domingo, 05/04/2020, a Solenidade do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.  Transmitida através das mídias sociais diretamente da Igreja Catedral Nossa Senhora da Vitória, a solenidade foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Edilson Nobre, concelebrada pelos padres Possidônio Barbosa e Jonh Elves, vigário geral, pároco e vigário paroquial, respectivamente e seminaristas. Na assembleia, apenas a equipe de liturgia.

Ao  iniciar a celebração, Dom Edilson fez a benção dos ramos e pediu aos fieis internautas que fizessem a procissão em seus pensamentos percorrendo o trajeto pelas ruas de centro histórico de Oeiras, levando nas mãos ramos de carnaúba, planta nativa da região, acenando de forma alegre, festiva, cantando Hosana ao filho de Davi. Esta procissão é uma alusão à entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho e aclamado como rei pelo povo, que com ramos de oliveira cantavam ‘Hosana ao filho de Davi’.

Na homilia, Dom Edilson Nobre pediu para não lamentarmos esta situação que estamos vivenciando por conta da pandemia, para sermos pessoas da esperança, que dirijamos palavras de animo aos que nos rodeia; que sejamos verdadeiros discípulos da palavra de Deus; falou que precisamos ajudar as pessoas a viver com calma e esperança e com atitude de serenidade para vivenciar esse momento, que sejamos a imagem do servo que conforta e escuta; ressaltou que Jesus é o Senhor porque sua grandeza se deu na humildade; finalizou enfatizando que liturgia não é espetáculo, liturgia é conversão, pontuou Dom Edilson Nobre.

A  Celebração do Domingo de Ramos está sendo diferente, mas não menos especial para os católicos. A pandemia do coronavirus fez com que todas as celebrações e procissões públicas fossem canceladas. As Igrejas não contam com a presença física dos fieis nas solenidades. Esta medida visa evitar a aglomeração de pessoas e a possível transmissão da COVID-19.

Com a solenidade de Ramos, teve início oficialmente a Semana Santa em todo o mundo para os católicos. Devido a pandemia do novo coronavírus e seguindo as orientações sanitárias, a diocese de Oeiras, através do bispo Dom Edilson Nobre, criou estratégias comunicacionais para manter a tradição e a fé durante a Semana Santa. Com o objetivo de evitar aglomeração, sem perder o caráter litúrgico, as celebrações serão transmitidas pelas mídias sociais da diocese e paróquias.  As celebrações litúrgicas vão até o dia 12 de abril, Domingo da Ressurreição do Senhor. Para acompanhar todas as cerimônias os fiéis deverão acessar: @pascomoeiras; @paroquiadavitoriaoeiras; facebook.com/paroquiadavitoriaoeiras.

Fotos: Dalva Carvalho