A Formação Permanente do Clero no ano de 2019 reúne desde a última terça-feira (30) no Centro de Treinamento Pe. Tony Batista, os padres da Arquidiocese de Teresina. O momento segue até o dia 2 de agosto e tem o objetivo de reforçar a missão pastoral, proporcionar mais aprendizados e também possibilitar a confraternização e a união de todo o clero. A formação  conta com três temas distintos, fundamentais para o ministério do sacerdócio: missão, administração e comunicação.

Para o padre Isaías Pereira, que faz parte da equipe de coordenação desta formação, o momento é para dar continuidade aos ensinamentos recebidos no seminário. “A igreja entende que essa formação tem que ser permanente. Por isso que a Arquidiocese de Teresina prima por realizar esse encontro todos os anos com seus padres. Depois fica sempre uma expectativa grande de que aquilo que foi vivenciado aqui durante esses três dias, seja colocado em prática”, afirma.

Na terça-feira (30) pela manhã as temáticas abordadas foram “Santíssima Trindade, origem da missão” e “Natureza missionária da Igreja”, ambas conduzidas pelo padre Mauricio Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil. À tarde o setor de Comunicação da Arquidiocese de Teresina apresentou a realidade da Pastoral da Comunicação (Pascom) atual, as atividades desenvolvidas pelo setor de Comunicação e a presença do padre enquanto figura pública no ambiente virtual. O momento foi conduzido pelas jornalistas Cristiane Pinheiro, Liana Nunes e Flalrreta Alves.

Apresentação da Comunicação da Arquidiocese

“Sabemos que a vida é mutante e a realidade passa por transformações rápidas, não seria concebível que o padre ficasse com seus conhecimentos do tempo em que ele estudou no seminário. Promovemos esse momento de aprofundamento, ora no campo teológico, ora no campo técnico, como na parte da administração e da comunicação, de modo que estou muito feliz que nossos padres tenham essa oportunidade de se renovar de uma fonte boa e substancial para sua missão de casa dia”, declara Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina.

No terceiro dia de formação (31), os padres receberam orientações  sobre o posicionamento na mídia através de uma oficina de Mídia Training ministrada pela jornalista Mayara Bastos (Ícone Comunicação). No turno da tarde a fotógrafa Rossana Suzer apresentou recursos e programas para melhorar a qualidade das fotografias digitais.  Ao final da tarde, o padre José Deusdará, especialista em Homilética, apresentou a postura do padre durante a Homilia.

Padre Jonas Deusdará conduzindo formação sobre Homilia
Padre José Deusdará conduzindo formação sobre Homilia

 

A programação desta quinta-feira (01) tem uma temática mais voltada à administração paroquial. O contador José Corsino Castelo Branco fala aos sacerdotes sobre normas contábeis, obrigações fiscais e trabalhistas durante a manhã e à tarde o contador Paulo Matos orienta os presbíteros sobre processos e atividades administrativas. A final do dia, o clero se reúne para celebrar a santa Eucaristia e em seguida, participa de confraternização pelo dia do padre, comemorado no próximo domingo, dia 4 de agosto.

A formação segue até a sexta-feira (02), encerrando com oração e café da manhã.