A 16ª edição do Nordestão de Presbíteros acontece, de 21 a 25 de agosto, em Salvador-BA, com o tema “Presbíteros do Nordeste: memórias e alegrias de vida e vocação” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 32,33). O encontro conta com a participação de 180 padres dos 5 Regionais do Nordeste. Representando o Piauí (Nordeste 4), estão presentes padres da Arquidiocese de Teresina e das Dioceses de Picos, Campo Maior e Parnaíba.

“Este encontro acontece dentro de um contexto importante, que é a vivência do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, por isso, somos chamados a assumir, cada vez mais, o compromisso de fortalecer a nossa vocação sacerdotal”, disse o presidente do Conselho Regional de Presbíteros, padre Jurandir da Silva Rodrigues.

Ainda de acordo com o padre Jurandir, o encontro é o momento ideal para discutir os desafios da evangelização nas dioceses, paróquias e comunidades: “É importante que todos nós estejamos cientes do nosso propósito que é ajudar os fiéis, contribuir com o povo de Deus, cuidar do próximo e levar a mensagem mais importante de todas, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Essa é uma oportunidade de tirar dúvidas, partilhar as experiências positivas e buscar desenvolver cada vez mais a nossa espiritualidade,” disse.

O Nordestão de Presbíteros é um encontro que acontece a cada dois anos, sediado sempre num Regional do Nordeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste ano de 2023, cerca de 180 padres se reúnem na capital baiana para discutir temas relacionados à formação e à identidade presbiteral. É também uma oportunidade de convivência e de partilha de experiências para aprimorar a vocação sacerdotal.

A última vez que o Nordestão de Presbíteros aconteceu em Teresina-PI foi no ano de 2011. Na ocasião o tema do encontro foi “Identidade Presbiteral no Nordeste”.

Confira a programação do evento

Este ano, o evento será assessorado pelo Aloisio Fragoso, de Recife-PE.