Aconteceu, de 13 a 16 de março de 2023, em Brasília-DF, o encontro anual com os coordenadores da Animação Bíblico-Catequética dos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa reúne também os bispos referenciais e os assessores da Comissão e conta com o aprofundamento de temas específicos, além de reflexões e partilhas dos regionais.

Representando o Regional Nordeste 4 (Piauí), estiveram presentes no encontro o coordenador Regional para Animação Bíblico-Catequética, padre Wagner Carvalho e o arcebispo de Teresina e referencial para a catequese no Regional, Dom Juarez Marques Sousa da Silva.

No encontro foram aprofundadas temáticas que abordam os caminhos da ação evangelizadora nos tempos atuais; a evangelização de batizados; bíblia e ecologia e o percurso e os desafios da iniciação à vida cristã. Também houve discussões sobre a história e a importância do documento “Catequese Renovada”, que este ano completa 40 anos de sua publicação.

“Foi um momento muito proveitoso, onde pudemos trocar experiências, partilhar desafios, dificuldades, ouvir demandas e pensar numa catequese de inspiração catecumenal a serviço da iniciação à vida cristã. Tivemos ainda a oportunidade de falar sobre a caminhada em preparação para o nosso 4º Nordestão de Catequese que será realizado, em Teresina, em julho”, destacou o padre Wagner.

De acordo com Dom Juarez, o encontro serviu para refletir a catequese no Brasil: “Este encontro é fundamental para o aprofundamento e a qualificação da missão de ser catequista.  Serviu para atualizarmos o material que dispomos nas diversas igrejas particulares do Brasil e para planejar os caminhos da catequese em nosso país, sempre pensando na evangelização e na formação de discípulos e missionários de Jesus”, afirmou.