As Comissões Bíblico-Catequéticas dos Regionais do Nordeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irão promover, no próximo dia 23 de fevereiro, o lançamento do 4º Nordestão de Catequese. O evento acontecerá em Teresina-PI, de 21 a 23 de julho, com o tema “Catequese a serviço da IVC (Iniciação à Vida Cristã) numa Igreja Sinodal” e lema “Lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4).

A cerimônia de lançamento será realizada no auditório Paulo VI, às 19h, e terá a presença dos bispos do Regional Nordeste 4 (Piauí): Dom Juarez Sousa da Silva (arcebispo eleito de Teresina e presidente do Regional NE 4), Dom Francisco de Assis (bispo de Campo Maior e vice-presidente do Regional NE 4), Dom Marcos Tavoni (bispo de Bom Jesus do Gurgueia e secretário do Regional NE4), Dom Edivalter Andrade (bispo de Floriano), Dom Edilson Nobre (bispo de Oeiras), Dom Plínio Luz (bispo de Picos), Dom Eduardo Zielski (bispo de São Raimundo Nonato) e Dom Jacinto Furtado Brito (arcebispo emérito de Teresina).

“O lançamento será uma oportunidade de apresentar oficialmente este 4º Nordestão de Catequese, em que teremos um momento de acolhida e interação através da participação dos coordenadores de Catequese de todos os Regionais do Nordeste que irão participar através de vídeo conferência. Depois faremos um momento de oração, para, em seguida, resgatar os três eventos anteriores e promover uma reflexão sobre as suas temáticas, finalizando com a fala de alguns bispos que estarão conosco”, destacou o coordenador para Animação Bíblico Catequética do Regional Nordeste 4, padre Wagner Carvalho.

Ainda de acordo com o padre Wagner, o 4º Nordestão de Catequese visa reforçar o ensino da doutrina cristã com a finalidade de educar para a fé crianças, jovens e adultos, a fim de inseri-los na plenitude da vida cristã: “O evento tem como objetivo fortalecer a Ação Catequética em toda a Igreja do Nordeste, através da partilha, da convivência, da celebração e da fraternidade. Será um momento oportuno de formação e espiritualidade para que os catequistas possam aperfeiçoar a sua missão de promover, através da doutrina, um encontro pessoal entre o Cristo e o catequizando. A verdadeira catequese promove um encontro com Jesus, que se reflete na família, na Igreja e na sociedade”, explicou.

A solenidade de lançamento do 4º Nordestão de Catequese vai ser transmitida ao vivo pelo canal do Regional Nordeste 4 no You Tube, a partir das 19h, na próxima quinta-feira (23 de fevereiro).

Ryan Andrade – assessor de Comunicação da CNBB NE 4