Aconteceu, de 29 de junho a 01 de julho, no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina, a 32ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro reuniu bispos, padres e representantes de pastorais, serviços, movimentos e organismos das 8 dioceses que compõem o Regional e teve como tema ‘Catequista: vocação e missão’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32-33).

A 32ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contou com uma extensa programação que incluiu palestras formativas sobre a temática central além de celebrações e momentos de oração.

Presidiu a santa missa de abertura o bispo de Picos, dom Plínio Luz. O bispo de Campo Maior e vice-presidente do Regional Nordeste 4, dom Francisco de Assis presidiu no segundo dia e o bispo de Floriano, dom Edivalter Andrade presidiu a celebração eucarística de encerramento da Assembleia.

“Esta assembleia confirmou a necessidade de uma maior abertura para o acolhimento do outro, sobretudo do diferente. Deus se manifesta na sua pedagogia, no seu tempo, e precisamos estar atentos para perceber e fazer a leitura destes sinais em nossas vidas. A catequese é uma das respostas de adesão ao seu projeto de amor. A iniciativa de Deus transforma as nossas vidas, e, uma vez revigorados pela sua misericórdia, somos impulsionados pelo Espírito Santo a praticar a solidariedade, em favor do outro. Esta deve ser a grande inspiração para o agir pastoral”, destacou dom Edivalter em sua homilia na celebração de encerramento.

 

Veja Também

35ª Assembleia Regional de Pastoral divulga mensagem ao povo de Deus do Piauí

Inspirado pelo tema “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2026-2032)” e pelo lema “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2), o documento convida as comunidades a renovarem o compromisso com a missão evangelizadora, fortalecendo a comunhão, a participação e a esperança diante dos desafios da Igreja e da sociedade.