Aconteceu, de 29 de junho a 01 de julho, no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina, a 32ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro reuniu bispos, padres e representantes de pastorais, serviços, movimentos e organismos das 8 dioceses que compõem o Regional e teve como tema ‘Catequista: vocação e missão’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32-33).
A 32ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contou com uma extensa programação que incluiu palestras formativas sobre a temática central além de celebrações e momentos de oração.
Presidiu a santa missa de abertura o bispo de Picos, dom Plínio Luz. O bispo de Campo Maior e vice-presidente do Regional Nordeste 4, dom Francisco de Assis presidiu no segundo dia e o bispo de Floriano, dom Edivalter Andrade presidiu a celebração eucarística de encerramento da Assembleia.
“Esta assembleia confirmou a necessidade de uma maior abertura para o acolhimento do outro, sobretudo do diferente. Deus se manifesta na sua pedagogia, no seu tempo, e precisamos estar atentos para perceber e fazer a leitura destes sinais em nossas vidas. A catequese é uma das respostas de adesão ao seu projeto de amor. A iniciativa de Deus transforma as nossas vidas, e, uma vez revigorados pela sua misericórdia, somos impulsionados pelo Espírito Santo a praticar a solidariedade, em favor do outro. Esta deve ser a grande inspiração para o agir pastoral”, destacou dom Edivalter em sua homilia na celebração de encerramento.