De 1º a 3 de setembro, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza um encontro nacional que irá revisitar um dos documentados mais importantes para a Igreja no Brasil em termos de catequese. Trata-se do “Catequese Renovada”, que este ano completa 40 anos de existência.
Padre Wagner Carvalho, coordenador para a Animação Bíblico-Catequética do regional nordeste 4 da CNBB, salienta que a metodologia da catequese renovada inspira-nos em dimensões fundamentais.
“A primeira é a própria pessoa, porque nós estamos saindo do refresco do que propõe para nós o Concílio Vaticano II, sobretudo, no que se destaca à pessoa como primeira destinatária dessa catequese, mas também a sua experiência. E nessa sua experiência, diz a catequese renovada, não é apenas aquilo que ela viveu, mas também a experiência como lugar, espaço da manifestação de Deus, isso atribui a essa pessoa um terceiro elemento que é a dimensão comunitária, uma experiência de fé que se faz também na comunidade, mas isso também alimentada, lida comunitariamente a palavra de Deus”.