Acontece, de 23 a 25 de junho, no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina-PI, Encontro Regional de Liturgia. O evento é promovido pelo Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e conta com a participação do bispo de Paranaguá-PR e presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, Dom Edmar Peron.

Também participam o bispo referencial para a Liturgia no Regional NE 4 e bispo de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Tavoni e os mestres em Sagrada Liturgia, padre João Paulo Veloso, da Arquidiocese de Palmas-TO e do padre Jucilei Lima da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia-PI. Estiveram presentes o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva e o arcebispo emérito, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho.

O tema do encontro foi ‘A beleza da Liturgia’ e contou com um estudo da 3ª edição do Missal Romano e da Carta Apostólica Desiderio desideravi sobre a formação litúrgica.

De acordo com Dom Edmar, a liturgia não pode receber qualquer tipo de influência ideológica sob risco de ultrajar o seu verdadeiro sentido: “Os ritos litúrgicos devem estar acompanhados de um dinamismo teológico e eles não podem ser cooptados por visões ideológicas, sejam elas de mundo, políticas, ou de sociedade, etc. O sentido da liturgia não é doutrinar, mas evangelizar, ou seja, oferecer a possibilidade de um encontro com Jesus, de vivermos os mistérios da sua morte e ressureição e alcançar a graça da salvação”, falou.