O administrador apostólico e arcebispo emérito de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, gravou vídeo após o Papa Francisco ter acolhido o seu pedido de renúncia e nomeado Dom Juarez Sousa da Silva como 8º arcebispo metropolitano de Teresina, nesta quarta-feira (04 de janeiro).
Confira abaixo a íntegra da mensagem
“Momento histórico, momento feliz para a nossa querida Arquidiocese de Teresina. Hoje, ao meio-dia de Roma, 8h no Brasil, o Santo Padre, o Papa Francisco, nomeou o novo arcebispo de Teresina, meu querido irmão, Dom Juarez Sousa da Silva, atual bispo de Parnaíba, que a partir de agora é o bispo eleito da Arquidiocese de Teresina.
Nós abrimos os braços de coração a Dom Juarez. Bem vindo, querido irmão. Gostaria que todos no seu coração pudessem dizer isso a ele e dizer a Deus (Senhor dê a esse novo pastor a sabedoria, a fortaleza e a graça de poder dirigir com o coração de bom pastor essa Igreja que vós lhe confiastes). Como São Pedro diz: (Cuidai bem do rebanho do Senhor, que lhe foi confiado).
Neste momento, agradeço do íntimo da minha alma irmãos e irmãs, leigos e leigas, consagrados, religiosos, diáconos, padres e meus colaboradores mais próximos, agradeço de coração todo apoio, todo carinho e toda colaboração recebida ao longo destes quase 11 anos que a Igreja me manteve à frente da Arquidiocese de Teresina.
Enquanto Dom Juarez não assume, o que, provavelmente, acontecerá no fim de fevereiro, eu serei administrador apostólico. O administrador apostólico tem os mesmos direitos e deveres do bispo diocesano com pouquíssimas restrições, mas 99% das atribuições que eu tinha, até a nomeação de Dom Juarez, eu terei até entregar o cargo a ele.
Isso só reforça o pedido de orações por ele e por mim e o meu agradecimento cordial a quantos agora vão trabalhar para colaborar com meu sucessor. Eu quero ser o primeiro colaborador dele, e dizer a todos é um presente de Deus receber Dom Juarez. É o primeiro arcebispo piauiense a assumir a Arquidiocese de Teresina.
Um homem de 61 anos que já passou por duas dioceses, tem 12 anos de episcopado, um homem boníssimo, é o nosso atual presidente do Regional Nordeste 4, e com certeza vai fazer um pastoreio que vai elevar mais e mais a Arquidiocese de Teresina a qualidade de uma Igreja em saída, de uma Igreja missionária. A todos a minha benção e o meu pedido de orações”.