Palavra do Presidente

Animação bíblica da vida e da pastoral

Os meses temáticos proporcionam excelente oportunidade, conteúdo e método de evangelização. É uma pena, que muitas vezes não encontremos espaço e tempo para vivenciá-los. O mês da Bíblia, por exemplo. Setembro tornou-se referência para o estudo, a reflexão e a contemplação da Palavra de Deus.

O Concílio Vaticano II (1962-1965) enfatizou a Palavra como fonte da Revelação divina, ocupando espaço privilegiado nas comunidades eclesiais missionárias, nas famílias, na catequese e nos grupos de reflexão.

Em quase 50 anos de celebração do mês da Bíblia, no Brasil (desde 1971), nos últimos anos, o tema e o lema têm sido escolhidos à luz do Documento de Aparecida (2007): “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”. Este ano, 2019, a Igreja propõe o estudo da Primeira Carta de São João, o discípulo amado à comunidade. Essa, como o próprio nome diz, é um dos escritos joaninos, que incluem o Evangelho, três cartas e o Apocalipse. É uma das cartas “católicas” que significam universais, isto é, dirigidas a todos os cristãos.

O lema deste mês da Bíblia, “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19), tem como palavra chave, o “amor”, pois este provém de Deus e chega a todas as criaturas. O amor é convite que pede uma resposta que é amar. Assim a resposta ao amor de Deus é o amor a Deus e aos irmãos(ãs).

Diante dos desafios para a evangelização, hoje, a “Escritura, inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça, a fim de que a pessoa que é de Deus esteja capacitada e bem preparada para toda boa obra” (2 Tm 3,15-17), ilumine e anime a nossa vida e a nossa pastoral. Para tanto, é necessário que deixemo-nos orientar pela Palavra, e dela sejamos servos(as), através da leitura e meditação diária, da leitura orante em todas as nossas atividades pastorais e principalmente, neste mês, pela leitura e reflexão da Primeira Carta de São João.

“Para que todos tenham vida” (Jo 10,10)

+ Juarez Sousa da Silva – Bispo de Parnaíba – Set. 2019

Sobre o autor

Ronaldo Diniz

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Doação

BANCO DO BRASIL

AGENCIA: 3285

CONTA: 89624-1

Newsletter

Parceiros