Interditada desde o dia 20 de março, a catedral diocesana de São Pedro Alcântara, em Floriano-PI, foi reaberta na última segunda-feira (21) para receber celebrações. O templo permaneceu fechado por 5 meses para obras de reforma em sua estrutura interna. O bispo diocesano de Floriano, dom Edivalter Andrade, presidiu a santa missa, que contou com a presença de padres, religiosos, seminaristas e toda a comunidade.

A catedral de Floriano passa por uma série de intervenções em sua estrutura interna como recuperação de bancos, manutenção da rede elétrica, melhoria do sistema de som, pintura e embelezamento. Com a substituição do forro em PVC por madeira e a colocação do lustre, o templo foi reaberto. Durante as obras no teto, as celebrações foram transferidas para a paróquia São José Operário.

De acordo com o pároco, padre Eulálio Miranda, toda a comunidade aguardava com bastante expectativa e entusiasmo a reabertura da catedral, que já se encontra em condições de receber os fiéis com segurança e conforto: “Toda essa obra só foi possível graças ao empenho e o esforço da comunidade. A catedral de São Pedro Alcântara é um patrimônio, um bem cultural de Floriano, e está ligada não somente aos católicos, mas a todos, de maneira afetiva, pois é um símbolo da nossa fé e da nossa história”, completou.

Dom Edivalter afirmou que as obras devem encerrar no fim do ano, ocasião em que haverá a celebração de dedicação da catedral: “Pretendemos finalizar as obras ainda este ano, para celebrarmos a dedicação do altar e da catedral. A nossa expectativa é que a dedicação aconteça no Tempo do Advento, quando também nossa diocese passará a usar nas celebrações a nova tradução do Missal Romano”, falou.

As obras na catedral de Floriano iniciaram em julho do ano passado. Parte dos recursos investidos nos trabalhos são provenientes da Prefeitura de Floriano, mediante formalização de Termo de Cooperação para a conservação do templo, instituído ‘zona de preservação rigorosa’, tornando-se patrimônio paisagístico, artístico e cultural do Município, conforme a Lei 145/1997.

A outra parte dos recursos é procedente de uma campanha idealizada pela paróquia, intitulada ‘Livro de Ouro’, através do qual se recorre à generosidade dos fiéis e benfeitores paroquianos, motivados pela expressão de sua fé e amor à Igreja Mãe da Diocese de Floriano. Outras intervenções deverão ser feitas na igreja como pintura externa, construção da capela do Santíssimo Sacramento e reforma da sacristia.

Fotos: Piauí Notícias