Desde os primeiros momentos da tragédia ocorrida na noite de quinta-feira (04) no Parque Rodoviário, zona sul de Teresina, a Arquidiocese de Teresina esteve presente para auxilio às vitimas. Através da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada no bairro Morada Nova, Forania Sul 2, as igrejas daquela região foram colocadas como pontos de arrecadação de donativos. Além da presença de padres, diáconos e leigos.

“Pessoas ficaram sem nada porque a água destruiu tudo. Uma avalanche que não teve quem contivesse. Mas há uma outra força que é a solidariedade e as pessoas estão chegando com doações de alimento e roupas para poder socorrer as primeiras necessidades das vítimas. Nesse primeiro momento o que conta é a solidariedade para que as vítimas possam, pelo menos, respirar desse susto e desse terror”, diz o Arcebispo Metropolitano Dom Jacinto Brito.

Mais de 40 pessoas foram atingidas com a
Mais de 40 pessoas foram atingidas com a tragédia. Imagem: Ana Paula Lima

 

O pastor estava em visita missionária pela Região do Promorar e se deslocou para o Parque Rodoviário com o intuito de acolher e prestar solidariedade às vítimas. A igreja Nossa Senhora Auxiliadora, que fica localizada a alguns metros do ponto da tragédia, está sendo utilizada como base para acolhimento dos desabrigados e recebimento de donativos desde os primeiros momentos do ocorrido. Além dela, o Santuário Nossa Senhora da paz dispôs sopa para as vítimas e em nome da Casa está em campanha para arrecadação.

Os pontos de arrecadação disponíveis através da Arquidiocese são:

Centro Pastoral Paulo VI (Avenida Frei Serafim)

Fundação Nossa Senhora da Paz (Vila da Paz)

Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Morava Nova)

Capela São Francisco das Chagas (Lourival Parente)

Paróquia Santa Joana D’Arc (Mocambinho)

Colégio Diocesano (Praça Saraiva)

Paróquia São João Evangelista e São João Batista (Parque Piauí)

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima)

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Bela Vista)

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Vermelha)

Centro Social Cristo Rei (Cristo Rei)

As ajudas também podem ser encaminhadas para qualquer secretaria das paróquias,  diaconias e áreas pastorais da Arquidiocese de Teresina, para que sejam direcionadas às vitimas.

Alimentos, roupas, lençóis e cobertores são materiais emergenciais. Além desses, podem ser doados produtos de higiene, limpeza, utilitários do lar, móveis e eletrodomésticos. “Povo de Teresina, Sejamos solidários, estamos vivendo um estado de calamidade, Brumadinho é aqui”, pede o Padre Tony Batista, vigário geral da Arquidiocese.

Para doações em dinheiro, a Arquidiocese recomenda que seja feita diretamente à paróquia da comunidade.

Por Flarreta Alves