A Igreja inicia nesta terça-feira (28 de novembro) a Festa da Imaculada Conceição, cuja solenidade acontece no dia 08 de de dezembro. A devoção à virgem Maria com o título de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais populares do Piauí e movimenta os segmentos religiosos e sociais destes municípios com celebrações e atividades culturais.


Nossa Senhora da Conceição é a padroeira oficial de 18 municípios do Piauí. São eles Pedro II, Luís Correia, Ilha Grande, Brasileira e Caxingó, na diocese de Parnaíba; Barras, Porto e Sigefredo Pacheco, na diocese de Campo Maior; Palmeirais, Aroazes e Prata do Piauí, na Arquidiocese de Teresina; São Julião, Ipiranga e Bocaina, na diocese de Picos; Francisco Ayres e Conceição do Canindé, na diocese de Oeiras; Coronel José Dias, na diocese de São Raimundo Nonato e Corrente, na diocese de Bom Jesus do Gurgueia.
Além destas, há outras dezenas de paróquias e comunidades dedicadas à Imaculada Conceição espalhadas em vários municípios do Piauí. Neste ano de 2023, a Novena de Nossa Senhora da Conceição na cidade de São Julião terá 30 dias de festa em razão das celebrações pelo sesquicentenário da paróquia. Por lá, os devotos prestam homenagens à padroeira desde o dia 08 de novembro.
Uma das maiores festas acontece na cidade de Barras, no Norte do Piauí, onde milhares de fiéis e devotos são esperados para participarem da procissão na tarde desta terça-feira. O bispo diocesano de Campo Maior, dom Francisco de Assis, celebra a santa missa de abertura das festividades na paróquia de Santa Luzia e São José Operário, de onde sairá o cortejo em direção à igreja matriz.
Uma das mais tradicionais e antigas festas dedicadas à Imaculada Conceição no Piauí acontece na cidade de Bocaina, ao Sul do estado. De acordo com os registros históricos, as celebrações são realizadas desde 1754, no século XVIII. Neste ano de 2023, os fiéis celebram a 269ª Festa de Nossa Senhora da Conceição com uma caminhada que sai da cidade de Picos até Bocaina num percurso de 23 km durante a madrugada.

Em todos estes municípios, as festividades contam com procissões, celebrações da santa missa, terço mariano, ofício da Imaculada, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, mutirões de confissão e outras atividades. No Piauí, também é comum a caminhada com o mastro da padroeira, um tronco de madeira que é levado pelos fiéis e que costuma ser erguido na frente das igrejas simbolizando o início da festa, permanecendo ali durante todo o novenário.
A Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi o primeiro fruto que Jesus conquistou com Sua morte. O Anjo Gabriel lhe disse na Anunciação: “Ave, cheia de graça…” (Lc 1,28). Nesse “cheia de graça”, a Igreja entendeu todo o mistério e dogma da Conceição Imaculada de Maria. Se ela é “cheia de graça” (“gratia plena”), é porque é, desde sempre, toda pura, bela, Imaculada. O Espírito Santo mostrou à Igreja essa verdade de fé. Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX declarava dogma de fé.