Os bispos do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) avaliaram o 4º Nordestão de Catequese, que aconteceu em Teresina, de 21 a 23 de julho, com o tema ‘Catequese a serviço da iniciação à vida cristã numa igreja sinodal’ e lema ‘Lançai vossas redes para a pesca’ (Lc 5,4).

Participaram o arcebispo de Teresina e presidente do Regional Nordeste 4, dom Juarez Marques Sousa da Silva; o bispo de Campo Maior e vice-presidente do Regional Nordeste 4, dom Francisco de Assis; o bispo de Oeiras e secretário do Regional Nordeste 4, dom Edilson Soares Nobre e o bispo de Picos, dom Plínio Luz.

Dom Francisco elogiou a organização, a programação de atividades e os temas abordados nas conferências e oficinas: “Foi um encontro muito bem organizado, com representação bastante expressiva das dioceses do Nordeste. As temáticas abordadas também revelaram a necessidade de uma catequese que consiga chegar às periferias existenciais e geográficas numa igreja decididamente missionária”, disse.

Para dom Edilson, o encontro deve contribuir e animar a caminhada dos catequistas: “O 4º Nordestão de Catequese aconteceu dentro de uma perspectiva sinodal. As temáticas e os assessores nos ajudaram a compreender o quanto essa missão é importante. Estamos seguindo uma mesma direção e falando a mesma linguagem e isso certamente irá produzir bons frutos de evangelização e de conversão nas nossas igrejas particulares”, falou.

Já dom Plínio parabenizou a condução dos trabalhos pelo coordenador-geral do evento, o padre Wagner Carvalho, que pertence ao Clero da Diocese de Picos: “O padre Wagner conseguiu executar com maestria o encontro. Tanto ele como a sua equipe, e as 19 comissões envolvidas, estão de parabéns pela organização, comunicação e por toda a logística e estrutura deste Nordestão de Catequese”, comentou.