Os bispos do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) presidiram as celebrações do Domingo de Ramos nas Igrejas Particulares do Piauí, neste domingo (02 de abril). As celebrações de hoje lembram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e marcam o início da Semana Santa na Igreja Católica.

O bispo de Bom Jesus do Gurgueia e secretário do Regional NE 4, Dom Marcos Tavoni, celebrou a santa missa na catedral de Nossa Senhora das Mercês. Ele destacou que a quaresma representa um tempo de reflexão da nossas conduta e libertação do pecado e convidou todo o povo de Deus ao recolhimento e à abertura dos corações e da mente ao Senhor:

“Não podemos cair na tentação de achar que a Semana Santa é apenas um feriado prolongado. É um período especial em que a Igreja nos convida a abrir os nossos corações para um encontro verdadeiro com o Cristo. Para isso, é preciso que intensifiquemos as orações e estejamos vigilantes para renunciar o pecado com o silêncio, o recolhimento e o jejum. Somente assim poderemos vivenciar como cristãos a Quaresma e fortalecer o espírito para buscar as coisas de Deus”, destacou.

Dom Marcos também falou sobre a necessidade de cada cristão de fazer renúncias e abdicar das coisas do mundo e explicou com a espiritualidade é fundamental nesse processo:

“Não podemos estar mergulhados nas coisas do mundo. É preciso nos preparar e fazer alguns exercícios espirituais como começar o dia rezando, agradecendo a Deus por quem somos, pelo que temos. É necessário dedicar boa parte do nosso dia ao Senhor e deixar de lado tudo aquilo que aumenta a nossa ansiedade e as nossas expectativas. É preciso desapegar-se das coisas do mundo, renunciar aquilo que proporciona a satisfação do corpo e elevar-se para o Cristo. Somente nele encontraremos a plenitude da vida e a salvação”, disse.

Por Ryan Andrade (CNBB NE 4) com fotos cedidas pelas Arqui/dioceses de Teresina, Picos e São Raimundo Nonato