Os bispos do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que integra as dioceses do estado do Piauí participarão da 61ª Assembleia Geral da CNBB. O encontro vai acontecer de 9 a 19 de abril no Santuário Nacional, em Aparecida-SP, e terá como temática principal discussões sobre a realidade da Igreja no Brasil e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Episcopado piauiense durante a 6ª AG-CNBB, que aconteceu de 19 a 28 de abril de 223. Foto CNBB
Episcopado piauiense durante a 60ª AG-CNBB, que aconteceu de 19 a 28 de abril de 2023. Foto: CNBB

Estarão presentes o arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva, e os bispos de Parnaíba, dom Edivalter Andrade; de Campo Maior, dom Francisco de Assis; de Oeiras, dom Edilson Soares Nobre; de Picos, dom Plínio José Luz da Silva; de São Raimundo Nonato, dom Ronilton Souza de Araújo e de Bom Jesus do Gurgueia, dom Marcos Tavoni. Participarão também o administrador diocesano de Floriano, padre Eulálio Miranda e o secretário-executivo do Regional, padre Ataan Brito.

A 61ª AG-CNBB terá início na quarta-feira, 10 de abril, às 7h, com a celebração da santa missa, presidida pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. O encontro reunirá os cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja, que são convidados.

Este ano, a programação da 61ª Assembleia Geral da CNBB será dividida em quatro sessões diárias, totalizando 27 ao longo das duas semanas. A primeira sessão, a de abertura, acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, às 8h30, com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro; os membros da presidência da CNBB: dom Jaime Spengler (presidente), dom João Justino de Medeiros Silva (primeiro vice-presidente), dom Paulo Jackson Nóbrega (segundo vice-presidente) e dom Ricardo Hoepers (secretário-geral), e o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo.

A pauta da 61ª Assembleia Geral da CNBB inclui o tema central (A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora), quatro temas prioritários (Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025, Relatório da Presidência e Juventude) e assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL) e outros temas e informes diversos sobre a vida da Igreja Católica no Brasil.

As coletivas de imprensa, este ano, serão promovidas na parte da manhã. No primeiro dia, 10 de abril, às 10h30, na Sala de Coletivas, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida. Dessa primeira coletiva participam os membros da presidência da CNBB e o assunto a ser tratado serão os temas da Assembleia. O retiro espiritual dos bispos terá início também neste primeiro dia, 10, às 16h, com a pregação do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Fonte: CNBB