Os bispos do Regional Nordeste 4 (Piauí) estiveram reunidos com os coordenadores diocesanos e regionais de pastorais, movimentos e serviços avaliando o trabalho desenvolvido em 2022 e planejando as ações evangelizadoras da Igreja em 2023. O encontro foi realizado no auditório do Seminário Maior do Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, na sexta-feira (24 de fevereiro).

“O IAM do Regional Nordeste 4 tem se empenhado cada vez mais em despertar e fortalecer as vocações missionárias entre as crianças e os adolescentes do Piauí. Recentemente, nosso Regional esteve representado no curso para formação de assessores e multiplicadores da IAM, que aconteceu em Brasília, onde pudemos fortalecer laços e trocar experiências para aperfeiçoar a nossa missão”, destacou a coordenadora Regional do movimento Infância e Adolescência Missionária, Sâmya Soraya.

Para o padre Raimundo Duarte, coordenador regional da Pastoral da Comunicação, o grande desafio da comunicação é efetivar os 4 eixos que norteiam as ações da Pascom na Igreja (formação, articulação, produção e espiritualidade). Ele também comentou sobre a participação de comunicadores das 8 dioceses do Piauí no 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que vai acontecer de 13 a 16 de julho, em João Pessoa, com o tema ‘Comunicar para a cultura do encontro’.

O coordenador do Fórum Regional das Pastorais Sociais, Hildebrando Pires, comentou sobre a Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é ‘Fraternidade e Fome’ e lema ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ (Lc 4,5): “Nós temos, sim, um papel importante, mas esse chamado de responsabilidade e compromisso é da sociedade por inteiro, principalmente do poder público. Esta campanha é o momento para nos sensibilizarmos diante do cenário de caos instalado, refletir, rezar e dar respostas e resultados concretos aos milhares de piauienses famintos, garantindo pão e todas as mesas”, afirmou.

Segundo o presidente do Regional Nordeste 4, Dom Juarez Marques Sousa da Silva, os objetivos de cada pastoral, movimentos, grupos e serviços da Igreja serão atingidos por meio de articulação, planejamento pastoral e organização. Ele agradeceu a presença dos coordenadores e pediu de todos empenho, compromisso e dedicação na execução de suas atividades.