Os Bispos da Província Eclesiástica do Piauí, juntamente com representantes das Pastorais Sociais do Regional Nordeste IV e a Coordenação Regional da 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (26/07), na Residência Episcopal, em Teresina, com o governo do Estado. A reunião dos bispos com o governador Wellington Dias estava agendada há meses, mas por motivo de saúde o mesmo não pode comparecer a reunião. Contudo, enviou seu secretariado para participar e, ao mesmo tempo, acolher as proposições da Romaria.

Na oportunidade, o secretário executivo da Cáritas Regional do Piauí, Adonias Rodrigues, juntamente com o integrante da coordenação executiva da Comissão Pastoral da Terra, Gregório Borges, apresentaram aos senhores secretários (as) o Documento Propositivo da 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, realizada nos dias 14 e 15 de julho de 2018, na cidade de Paulistana – Diocese de Picos, como forma de dar continuidade aquilo que a romaria se propôs a fazer, que é denunciar a realidade de violação dos direitos das famílias afetadas pelos grandes projetos econômicos instalados no Estado e apontar caminhos com proposições junto ao governo no sentido de caminhar na direção da defesa da natureza e dos direitos dos pobres.

O bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, ressaltou que os bispos já se reuniram outras vezes com o governado para tratar da mesma temática. “Estamos repetindo o que já falamos há anos. Para nós o sentimento é de tristeza, porque o povo fica em segundo plano. Precisamos ver fatos concretos”, disse.

O Secretário de Planejamento do Governo do Piauí, Antônio Neto, afirmou que “o governo recebe o Documento com todo respeito e como uma reflexão para sua política. E como forma de equacionar e da resposta a demanda, criou-se durante a reunião um Grupo de Trabalho denominado “GT da Romaria” com a participação de representantes de vários órgãos que se reunirá permanentemente na busca da resolução dos problemas apontados no Documento”.

A primeira reunião ficou agenda para o dia 13 de agosto, em Teresina.

Revista da Romaria

 

Cleuma Silva – Diocese de Picos