Os bispos do Regional Nordeste 4 se reuniram com o governador Rafael Fonteles (PT), na manhã da última sexta-feira, 15 de setembro, na residência episcopal, Centro de Teresina. Na ocasião, o episcopado piauiense apresentou algumas demandas ao gestor, dentre elas o andamento da Comissão de Política Pública e a 3ª etapa da campanha ‘É Tempo de Cuidar’.

Criada pela ex-governadora Regina Souza, através do decreto 21.760, de 30 de dezembro de 2022, a Comissão de Política Pública se propõe a intermediar conflitos socioambientais no Piauí, que colocam em risco o modo de vida de comunidades tradicionais.

Ainda na reunião, os bispos trataram sobre a 3ª etapa da Campanha ‘É tempo de Cuidar’, que visa combater a insegurança alimentar, realidade vivida por milhares de piauienses. De acordo com o documento apresentado ao governador, esta edição será realizada em dois eixos: ações solidárias de coleta e distribuição de alimentos e ações de incidência em políticas públicas.

Segundo o governador Rafael Fonteles, é fundamental o diálogo entre a Igreja Católica e a sociedade civil para a garantia de direitos da população mais vulnerável: “Tratamos de aspectos relacionados à segurança alimentar e fundiária, mediação de conflitos e sustentabilidade. Essa responsabilidade socioambiental é um compromisso, firmado entre a Igreja e o poder público, para garantir a proteção e a dignidade dos mais pobres”, destacou.

O arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva, destacou que é imprescindível o apoio e o fortalecimento de políticas e programas de segurança alimentar e nutricional: “Hoje no Piauí, milhares de famílias enfrentam o drama do flagelo da fome, e não podemos fechar os nossos olhos para essa realidade. Queremos dialogar com as diversas instâncias da sociedade para pensar em iniciativas e práticas solidárias que visem combater a fome e garantir direitos”, disse.

A terceira etapa da campanha ‘É Tempo de Cuidar’ será executada entre os meses de outubro e dezembro. Em 2023, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chamou a atenção da sociedade para a questão da fome com a Campanha da Fraternidade, que teve como tema ‘Fraternidade e Fome’ e lema ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ (Mt 14,16).