Tendo como objetivo avaliar a caminhada e as atividades realizadas em 2019 e planejar suas ações, o COMIRE (Conselho Missionário Regional) do Piauí, realizou nos dias 1 e 2 de fevereiro, a sua 28ª Assembleia Regional, em Campo Maior (PI), no Centro Diocesano de Pastoral.

Este ano, o tema refletido foi o legado do Mês Missionário Extraordinário nas dioceses, além das novas diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2019 – 2023. O encontro contou com a participação de 24 pessoas, vindos da Arquidiocese de Teresina e das dioceses de Parnaíba, Campo Maior, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus do Gurguéia, pertencentes ao Regional Nordeste IV (Piauí) da CNBB. A Assembleia foi coordenada pelo Bispo Referencial da missão, Dom Eduardo Zielski (Bispo de São Raimundo Nonato).

Dom Eduardo Zielski, Bispo de São Raimundo Nonato.

No sábado (01/02), foi celebrada a Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, foi realizado o estudo dos capítulos 2 e 4 do documento 109 da CNBB (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019 – 2023), e uma plenária para discussão e levantamento de propostas de como implementar nas novas diretrizes em todas as dioceses. Já no domingo (02/02), os participantes elaboraram propostas sobre como vivenciar a missão permanente nas diocese e paróquias, finalizando o encontro com uma Celebração Eucarística na Catedral de Santo Antônio.

Cada diocese teve a oportunidade de apresentar suas propostas e compartilhar suas experiências. Entre as sugestões indicadas, está o Projeto de Evangelização “Plano Piloto”, onde os missionários adotam uma comunidade, a formação dos membros do ECC para farem visitas nas famílias que desejam o batismo dos filhos, e implantação da IAM nas paróquias. Em breve, o COMIRE divulgará seu calendário regional para este ano.

Reportagem: Helder Felipe (Setor de Comunicação – Diocese de Campo Maior)