Visando o planejamento e o fortalecimento de ações no Piauí, a Cáritas Regional (NE 4), se reuniu nos dias 10 e 11 de março, no Centro Guadalupe, em Teresina-PI, onde estiveram representantes de todas as dioceses do estado. O evento contou ainda com a participação do bispo referencial para a Cáritas no Regional NE 4 e bispo de Floriano, Dom Edivalter Andrade e do representantes do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira, Jaime Conrado.
Entre as pautas de formação do encontro, houve aprofundamento das abordagens sobre a Campanha da Fraternidade, cujo tema é ‘Fraternidade e Fome’ e lema ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ (Mt 14, 16). “Faz-se urgente uma reflexão sobre o tema, mas, sobretudo, buscar fomentar ações concretas, de modo emergencial, para solucionar definitivamente ou pelo menos amenizar os impactos desta triste realidade na vida de milhares irmãos piauienses”, destacou o coordenador da CF no Regional NE 4, professor José Rodrigues Neto.
“Para este ano, a proposta é priorizar a formação de agentes Cáritas em toda a rede, o fortalecimento da campanha É Tempo de Cuidar, coleta e distribuição de alimentos, formação de voluntariado e uma mobilização em prol da sustentabilidade nas ações no Regional. A Cáritas se coloca à disposição das iniciativas populares para a vivência da solidariedade e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, disse Dom Edivalter.
Ainda sobre a temática da CF 2023, o coordenador Regional do Fórum de Pastorais Sociais e secretário Regional da Cáritas Brasileira no Piauí, Hidelbrando Pires, reforçou que o combate à fome não pode ficar restrito apenas à distribuição de alimentos: “A Cáritas, no âmbito regional, decidiu fortalecer a campanha É tempo de cuidar, inserindo o eixo de incidência em política pública, para além da doação de alimentos. Entendemos que é necessário haver processos de gestão de superação da fome. A Cáritas prioriza, ainda, a formação da espiritualidade e identidade de seus agentes e a construção de estratégias de mobilização de recursos para a sustentação de suas ações”, defendeu.
Ryan Andrade – assessor de comunicação do Regional NE 4