Com o propósito de revitalizar a identidade missionária na Igreja do Piauí, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Nordeste 4 promoveu o seu Congresso Missionário Regional, entre os dias 15 e 17 de setembro, em Teresina. O encontro teve como tema ‘Ide! Da Igreja local aos confins do mundo’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’.

Participaram cerca de 70 pessoas, representantes de diversos organismos como os Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas), Conselhos Missionários Diocesanos (Comides), Conselho Missionário Regional (Comire), Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM).

O encontro foi assessorado pela diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM), irmã Regina da Costa Pedro. Esteve presente o bispo referencial para a Ação Missionária no Regional Nordeste 4 e bispo emérito de São Raimundo Nonato, dom Eduardo Zielski. O bispo eleito de São Raimundo Nonato, dom Ronilton Souza de Araújo também participou.

De acordo com a irmã Regina, faz-se necessário, cada vez mais, que as comunidades eclesiais avancem rumo a uma verdadeira conversão, em vista da missão da Igreja: “Esse evento pretende impulsionar a missão ad gentes da Igreja, numa caminhada sinodal, à escuta do Espírito Santo e motivar a todos nós, que somos discípulos missionários, a dar o testemunho da fé em Jesus Cristo a partir da realidade de cada Igreja Particular até os confins da terra”, falou.

Ainda segundo a irmã Regina, o encontro é uma preparação rumo ao 5º Congresso Missionário Nacional que acontece de 10 a 15 de novembro, em Manaus-AM: “Esse tema nos motiva a sair da zona de conforto e nos ajuda a recordar que a nossa identidade é missão. Ou somos missionários abertos à missão universal, ou não somos a Igreja de Jesus Cristo. Cada participante vai multiplicar o conteúdo desse congresso, em cada diocese, e assim, vamos nos preparando rumo ao Congresso Missionário Nacional”, destacou.