O Regional Nordeste 4 sediou, de 21 a 23 de julho, o 4º Nordestão de Catequese, que teve como tema ‘Catequese a serviço da iniciação à vida cristã numa igreja sinodal’ e lema ‘Lançai vossas redes para a pesca’ (Lc 5,4). O encontrou contou com 287 inscritos, de 60 dioceses do Nordeste, incluindo catequistas, coordenadores de catequese, padres, bispos, religiosas e equipes de trabalho.

Deste total, 111 eram homens (39%) e 176 eram mulheres (61%), o que evidencia um protagonismo das mulheres na catequese. 54% dos isncritos eram coordenadores de catequese; 19% catequistas de Eucaristia; 16,5% catequistas de adultos; 15% catequistas de crisma; 13,6% eram padres; 5,9% catequistas de batismo; 1,5% eram bispos; 1,1% catequistas que atuam na catequese inclusiva e 0,7% catequistas de noivos.

Confira o depoimento do catequista Franciel Linhares, da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, da Diocese de Parnaíba-PI sobre o 4º Nordestão de Catequese:

Tive o privilégio de participar pela segunda vez de um Nordestão de Catequese. A primeira vez, em 2019, em Aracaju-SE, e agora em Teresina. O encontro acendeu muitas luzes sobre a nossa missão. De fato, fomos instigados a lançar as redes para a pesca. Precisamos agora dar uma resposta concreta, de serviço, a todas as crianças, jovens e adultos que precisam crescer na doutrina da Igreja, na iniciação à vida cristã. O momento é de colocar os pés a caminho e plantar as sementes do que ouvimos aqui para colher frutos de evangelização em nossas comunidades.