Encerrou na tarde deste sábado (01 de julho) a 32ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O encontro reuniu bispos, padres e representantes das 8 dioceses que compõem o Regional e teve como tema ‘Catequista: vocação e missão’ e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32-33).

Cerca de 70 pessoas participaram do evento, dentre os quais 80% eram homens e 20% mulheres. Estiveram presentes 6 bispos, sendo eles: dom Francisco de Assis (Campo Maior), dom Edilson Soares (Oeiras), dom Edivalter Andrade (Floriano), dom Plínio Luz (Picos), dom Marcos Tavoni (Bom Jesus do Gurgueia) e dom Jacinto Furtado (arcebispo emérito de Teresina).

Apesar da ausência do bispo de São Raimundo Nonato, dom Eduardo Zielsky, que está em viagem para a Polônia, e do bispo de Parnaíba, cuja sé encontra-se vacante, todas as dioceses estiveram representadas, seja por presbíteros ou por leigos. O arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques, também não pôde participar porque viajou para Roma, onde recebeu o pálio arquiepiscopal, em cerimônia com o Papa Francisco.

Do total de participantes, 30 eram padres. Também estavam presentes 2 seminaristas da Diocese de Campo Maior. O restante eram leigos e leigas representantes das mais diversas pastorais, serviços, movimentos e organismos de toda a Igreja do Piauí. Confira a seguir as Pastorais, serviços, movimentos e organismos representados nesta 32ª Assembleia Regional:

Comissão Pastoral da Terra (CPT), Encontro Matrimonial Mundial (EMM), Encontro de Casais com Cristo (ECC), Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Pastoral da Pessoa Idosa, Animação Bíblico-Catequética, Pastoral da Criança, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Cáritas, Pastoral Carcerária, Pastoral do Povo de Rua, Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Pastoral da Comunicação (Pascom), Pastoral do Migrante, Renovação Carismática Católica (RCC), Pastoral Familiar, Comissão Justiça e Paz (CJP), Conselho Missionário Regional (Comire), Pastoral Vocacional, Pastoral Litúrgica e Pastoral da Juventude.

A 32ª AR-CNBB teve como abordagem principal a vocação do catequista tendo em vista que a Igreja do Piauí vivencia o Ano Regional de Iniciação à Vida Cristã e de Animação Vocacional e se prepara para o 4º Nordestão de Catequese. O evento é promovido pelas Comissões Bíblico-Catequéticas dos 5 Regionais do Nordeste e será realizado de 21 a 23 de julho, em Teresina.