O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, nesta semana, a sua 113ª reunião. De terça, 18, até quinta-feira, 20, os bispos trataram de temas relacionados à missão da Conferência Episcopal, como os estudos das análises de conjuntura eclesial e social e a preparação das Campanhas para a Evangelização e da Fraternidade. Nesta reunião, será dedicado um momento para tratar da atuação da Igreja no Rio Grande do Sul, após a chuvas e enchentes que afetaram o estado.

Foto: CNBB
Foto: CNBB

Durante a reunião, estiveram presentes na sede da CNBB os membros da Presidência, os presidentes das Comissões Episcopais e os bispos eleitos para representar cada Conselho Episcopal Regional (Conser). Também participaram do encontro assessores das Comissões Episcopais e representantes de pastorais e organismos da Igreja Católica no Brasil.

Na pauta dos trabalhos desses dias, a avaliação da 61ª Assembleia Geral da CNBB; a apresentação e discussão das análises de conjuntura social e eclesial; encaminhamentos sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e sobre a celebração do Jubileu de 2025.

O grupo também tratou sobre as campanha da Fraternidade e da Evangelização. A previsão, inclusive, é que seja escolhida a identidade visual da Campanha da Fraternidade 2025, conforme o calendário do edital.

Regional Nordeste 4

Dom Juarez Marques Sousa da Silva, presidente do regional Nordeste 4 e arcebispo metropolitano de Teresina destacou a preparação para a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, que trata sobre Ecologia Integral a serviço da vida. Salientou também os encontros regionais: Coordenações diocesanas de IVC, Liturgia e CEBs; Assembleia do CNLB; Reunião da Presidência do Regional com o Presidente da Assembleia Legislativa sobre política ambiental; Assembleia Regional de Pastoral e a posse de Dom Júlio César Sousa de Jesus como 4º bispo diocesano de Floriano.