Aconteceu, de 21 a 25 de agosto, em Salvador-BA, o 16º Nordestão de Presbíteros. Com o tema “Presbíteros do Nordeste: memórias e alegrias de vida e vocação” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 32,33), 180 padres de todos os estados nordestinos se reuniram na capital baiana para discutir temas relacionados à formação e à identidade presbiteral.

A programação contou com momentos de conferências, espiritualidade com a oração da Liturgia das Horas e celebrações eucarísticas, mesa-redonda e atividades culturais. As atividades fortalecem a convivência entre os participantes e possibilitam a partilha de experiências para aprimorar a vocação sacerdotal.

Do Regional Nordeste 4 (Piauí) estiveram presentes padres da Arquidiocese de Teresina e das Dioceses de Picos, Campo Maior e Parnaíba. O encontro contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Presbíteros, padre Jurandir da Silva Rodrigues, que pertence ao clero da Diocese de Parnaíba: “Este encontro acontece de um contexto importante que é a vivência do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, por isso, somos chamados a assumir o compromisso de fortalecer a nossa vocação sacerdotal”, disse.

Ainda de acordo com o padre, o encontro é o momento ideal para discutir os desafios da evangelização nas comunidades, paróquias e dioceses É importante que todos estejamos cientes do nosso propósito que é contribuir com o povo de Deus, cuidar do próximo e levar a mensagem mais importante de todas, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Essa é a oportunidade de tirar dúvidas, partilhar as experiências positivas, mas também os desafios e dificuldades que surgem na caminhada”, destacou.

Ao final do encontro, foi divulgada a carta do 16º Nordestão de Presbíteros e anunciada a sede da próxima edição do evento. O 17º Nordestão de Presbíteros será sediado na Arquidiocese de Fortaleza (Regional Nordeste 1), em 2026.