A diocese de São Raimundo Nonato anunciou a data de ordenação episcopal e posse de monsenhor Ronilton Souza de Araújo SCJ, nomeado novo bispo da diocese, pelo Papa Francisco, no dia 19 de julho. Monsenhor Ronilton assumirá o governo pastoral da Igreja Particular de São Raimundo Nonato, após pedido de renúncia, em razão da idade, do agora bispo emérito, dom Eduardo Zielski.

Monsenhor Ronilton Souza de Araújo SCJ, novo bispo da diocese de São Raimundo Nonato-PI
Monsenhor Ronilton Souza de Araújo SCJ, novo bispo da diocese de São Raimundo Nonato-PI

De acordo com o comunicado, a ordenação acontecerá no dia 26 de agosto, às 17h, na paróquia São Francisco de Assis, em Ituiutaba-MG, diocese de Ituiutaba. O ordenante será o bispo da diocese de Imperatriz-MA, dom Vilsom Basso SCJ. Os co-ordenantes serão o arcebispo emérito da arquidiocese de São Salvador-BA, dom Murilo Sebastião R. Kieger SCJ e o bispo da diocese de Jardim-MS, dom João Gilberto de Moura.

O início do seu ministério episcopal se dará com a posse, no dia 30 de setembro, às 18h, em celebração solene na catedral de São Raimundo Nonato. A diocese de São Raimundo Nonato possui 25 municípios e 29 paróquias. O clero é formado por 31 padres, sendo 28 diocesanos e 3 pertencentes à Ordem de Nossa Senhora das Mercês (mercedários), 12 diáconos permanentes e 3 seminaristas.

Monsenhor Ronilton Souza de Araújo SCJ

Padre Ronilton Souza de Araújo é membro da Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). Nasceu em 23 de março de 1967, em Ituiutaba (MG), filho de Manoel Messias de Araújo Pereira (em memória) e Eva Maria de Souza Araújo (em memória).

Em 1992, ingressou no Propedêutico na escola apostólica São José, em Rio Negrinho (SC). Na mesma casa, cursou o Postulantado no primeiro semestre de 1993. No segundo semestre do mesmo ano, ingressou no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul (SC), concluído em julho de 1994, seguido por um semestre de experiência.

O dia 25 de fevereiro de 1995 marca a data de sua primeira Profissão Religiosa, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul (SC). De 1995 a 1997, estudou Filosofia na faculdade educacional de Brusque (SC). Em 1998 fez o seu Tirocínio, período de estágio e aprendizado, na casa Padre Dehon, em Brusque (SC). De 1999 a 2002, cursou o bacharelado em Teologia, no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP).

Em 23 de fevereiro de 2002, fez seus votos perpétuos e, em 24 de fevereiro, o seu Diaconato, em Lavras (MG). Em 7 de dezembro de 2002, foi ordenado presbítero, em Ituiutaba (MG), pelas mãos de dom Aloisio Roque Opermann (em memória), então arcebispo de Uberaba (MG).

De 2003 a 2004, foi vigário paroquial na paróquia Santa Luzia, em Santa Luzia (MA). No primeiro semestre de 2005, exerceu a função de formador no Postulantado em Terra Bora (PR). De 2007 a 2009, foi formador no seminário maior de Filosofia, em São Luís (MA). No segundo semestre de 2021, foi vigário paroquial da paroquia Nossa Senhora Aparecida, em Tapurah (MT)

O monsenhor possui o curso de pós-graduação em Psicopedagogia pela faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, de Amparo (SP), concluído em 1998; Pós-graduação em Espiritualidade com os Carmelitas, em São Roque (SP), cursado em períodos de férias, entre 2000 e 2002; Curso de Formadores da congregação em Roma, feito no segundo semestre de 2005; e o Curso de Formadores, sobre Espiritualidade Dehoniana, e de formadores na Universidade Salesiana, em Roma, em 2006.

Foi superior do Distrito Brasil São Luís (MA) – entidade religiosa ligada à Província Brasil São Paulo (SP) -, de 2010 a 2015, e superior provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo, de 2015 a 2021. Até sua nomeação, exerceu o apostolado de vigário paroquial da paroquia Santa Cruz, em Macapá (AP).

No dia 19 de julho de 2023 foi nomeado bispo de São Raimundo Nonato, pelo Papa Francisco. O seu lema episcopal será Adveniat Regnum Tuum que significa ‘Venha o teu reino’ (Mt 6,10).