Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

No mês de outubro a Igreja vai vivenciar em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário (MME), proclamado pelo Papa Francisco para 2019 e que traz como tema: Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo. Na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, o lançamento oficial será no dia 1 de outubro com uma celebração Eucarística na Catedral de Nossa Senhora das Mercês em Bom Jesus-PI que será presidida por Dom Marcos Tavoni.

O bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Dom Odelir José Magri explica a ideia é que cada arqui/diocese, cada paróquia faça o seu momento de abertura do Mês Missionário Extraordinário. “Vamos dar um destaque para o chamado gesto concreto que acontece no final de semana do Dia Mundial das Missões, aquela saída, aquele momento de vigília e a coleta missionária, que acontece nos dias 19 e 20 de outubro”, destaca.

Em todas as Paróquias da Diocese serão realizadas a novena missionária, que será um momento muito rico para reviver e compreender o verdadeiro sentido do nosso batismo e do envio que cada batizado e batizada recebe com o batismo.

Dom Odelir José Magri ressalta ainda que o material de divulgação compostos pelo subsídio da novena missionária, cartazes, santinhos e envelopes para o Dia Mundial das Missões foram enviados a cada arqui/diocese, prelazia do país. A cruz missionária, símbolo escolhido para motivar o mês missionário, também está sendo enviada. “Esse é o material que o pessoal tem em mãos para poder encaminhar e fazer com que esse mês aconteça com as mais diversas iniciativas que estão sendo programadas a nível de todo o Brasil”, completou.

No encerramento do Mês Missionário Extraordinário as Dioceses irmãs Bom Jesus do Gurgueia e Franca-SP realizarão um final de semana de intensa formação voltado para a formação e capacitação paroquial.

A expectativa é que o evento reúna pelo menos 160 pessoas, Religiosos, Sacerdotes, e todo o povo de Deus que deseja reafirmar sua fé em Cristo Para reavivar e despertar consciência da Missio ad Gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. O Mês Missionário Extraordinário com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

A Diocese de Bom Jesus realizará a vivência deste encontro contando com a caridade pastoral da diocese irmã de Franca-SP que enviará um grupo de Missionários do COMIDE para auxiliar nos Módulos de Formação. Uma vasta programação está sendo preparada para receber tantos peregrinos e participantes entre os dias 26 e 27 de outubro.

– Programação

A programação do Encontro Diocesano De Formação acontecerá dentro do Mês Extraordinário Missionário na Cidade de Bom Jesus em alguns dos principais pontos da Cidade. Cada paróquia deverá enviar o número de 05 paroquianos nas suas diversas funções Pastorais. Na Catedral acontecera a abertura oficial do Encontro no dia 26 (Sábado), logo em seguida os participantes serão encaminhados para os módulos de formação (Escolas), serão três módulos de Formação (Liturgia, Dízimo e Administração Paroquial) as Formações serão ministradas pelos Missionários da Diocese de Franca. O termino será realizado à noite na praça da catedral com apresentações das 3 Regiões que se farão presente. Dia 27 (Domingo) daremos continuidade as formações nos respectivos módulos, por fim, no domingo, as 09:00hs encerramento com a Santa Missa Presidida por Dom Marcos Tavoni.

– Inscrições

As inscrições serão feitas nas respectivas paroquias com os respectivos Párocos. Ao se inscrever, os interessados poderão optar em participar em um dos módulos de formação. as outras programações são de livre acesso.

– Hospedagem

A hospedagem do encontro na sua maioria será nas escolas. Mas a nossa diocese é conhecida também pela sua gente simples e sempre acolhedora, é por isso que ofereceremos também a opção de Hospedagem Solidária, isto é, a solidariedade dos anfitriões em receber os participantes que virão para o Encontro Diocesano e poderão se hospedar em casas de famílias católicas.

Esta será uma grande oportunidade missionária de acolher, para criar novos laços de amizades e aprendizado para vida, com pessoas que virão de todos os cantos da Nossa diocese. É uma troca de experiências, criando verdadeiras amizades, ato de fraternidade”.

Maiores informações nas secretarias paroquiais.

(PASCOM – BOM JESUS)